A notícia sobre o retorno das atividades de uma escola da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios ganhou destaque na mídia estadual, não se tratando apenas da inauguração ou melhoria das instalações da Escola Vera Lúcia Gama, mas o novo fato foi de a cidade ter criado um novo conceito em educação que servirá de exemplo para as demais escolas de Alagoas.

A instituição educacional que fica no Bairro Juca Sampaio atende alunos daquela localidade e que residem nos bairros Eucalipto, Vila Maria e Graciliano Ramos.

Estudos arquitetônicos que racionalizaram os espaços permitindo uma melhor integração dentro da escola, mais espaço tanto para lazer como para estudos, proporcionam aos alunos conforto. Além da ampliação da escola que ganhou novas salas de aula, quadra esportiva, brinquedos, novo laboratório de qualidade e uma horta escolar.

A verdade é que boa parte dos alunos já estudam em regime integral e por isso para passar o dia todo na escola precisam de um ambiente mais agradável, um ambiente que seja realmente a sua segunda casa.

“A esperança venceu o medo, o ensino de qualidade não é apenas a sala de aula, essa escola hoje não deixa a desejar nenhuma escola particular, temos estrutura, ensino de qualidade e ótima merenda, agora os alunos terão uma área de recreação e sala de aula bem estruturada para melhoria no ensino, além de quadra esportiva coberta”, declarou com emoção a diretora da escola, professora Marta Lúcia.

O presidente da Fundação de Amparo ao Menor (Fundanor), Rubens Tenório, falou que ficou surpreendido com o novo padrão da Escola Vera Lúcia Gama. “Tive um susto quando vi a escola com esse alto padrão. É uma virada na educação na rede municipal, superando inclusive muitas escolas privadas”, finalizou.

“Não só Palmeira, mas outros municípios ganham com essa nova fórmula de reestruturar a educação. Outras cidades com certeza irão se espelhar nesse modelo desenvolvido por Palmeira”, disse Pe. Thiago Henrique após abençoar a escola.

O projeto de revitalização das escolas do município de Palmeira visa além da melhoria, a mudança inteligente da estrutura, mudando o que deve ser realmente mudado, o que reduz muito os custos. Outras duas escolas já estão iniciando a sua reformulação para seguir esse mesmo padrão. As escolas Rosinha Pimentel, que atende as comunidades do bairro Xucucus e Paraíso, e a escola Irmã Bernadete, que está em uma das áreas mais carentes da cidade já iniciaram as obras.