Fortalecer e incentivar a criatividade dos jovens estudantes em prol do desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado de Alagoas é um dos principais objetivos da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. E foi através do Prêmio Talento Wiki, que teve sua primeira etapa concluída nesta quarta-feira (19), no Palácio República dos Palmares, que a instituição pôde colocar em prática uma de suas metas.
A cerimônia de conclusão da primeira etapa formalizou a premiação dos 25 estudantes do setor de Tecnologia da Informação (TI) que, durante a execução do projeto, desenvolveram um sistema de gestão para pequenos negócios.
Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, destacou as parcerias estabelecidas entre os órgãos do executivo com entidades de diversos setores, visando a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos. Luiz Otavio Gomes ainda reforçou a importância de práticas de inovação para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
"Iniciativas como este prêmio estimulam pesquisadores e profissionais, que trabalham com inovação, a alavancarem seus processos, beneficiando pequenos, médios e grandes negócios. O Governo de Alagoas trabalha com um planejamento para que novos projetos nesse sentido sejam executados", destacou Luiz Otavio Gomes.
Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o empenho dos alunos participantes foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. “A participação ativa dos estudantes fez com que o projeto gerasse uma ferramenta de gestão que vai ajudar as pequenas empresas a controlar, monitorar e gerenciar processos e informações com o objetivo de melhorar o seu desempenho”, explicou.
O sistema desenvolvido pelos estudantes é uma ferramenta integrada pelos módulos: Recursos Humanos, Contabilidade, Financeiro, Comercial e Plano de Negócios. De acordo com o representante da empresa Bessa’s Technology, Bruno Bessa, o desenvolvimento do sofware enfrentou alguns desafios, que deram mais forças para os estudantes envolvidos. “Encontramos no decorrer do projeto dificuldades motivacionais, técnicas e de negócios que, ao invés de enfraquecer o ritmo das atividades, deram forças para os envolvidos, que hoje ganham, além do prêmio, o legado de conhecimentos adquiridos”, enfatizou.
Empreendedorismo
O evento de entrega do Prêmio Talento Wiki contou ainda com uma palestra do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, que abordou o atual momento que o Estado de Alagoas vive e os principais projetos voltados para o setor de TI.
“Alagoas vive um novo momento, de desenvolvimento econômico e reconhecimento do seu potencial em empreendedorismo e inovação tecnológica. Esta premiação é uma forma de estimular ainda mais este lado empreendedor nos nossos jovens, que são o futuro do nosso Estado”, destacou Eduardo Setton.
Para a representante do Sebrae Alagoas, Sandra Torres, a iniciativa da Desenvolve vai proporcionar uma maior inclusão digital das pequenas e médias empresas. “Esta característica tem sido fundamental no gerenciamento de negócios e tem demonstrado ser um dos caminhos para melhorar a competitividade e a sustentabilidade desses estabelecimentos”, afirmou.
Termo de Cooperação
Durante a cerimônia, foi assinado um termo de cooperação entre a Desenvolve e empresas incubadas de Alagoas, representadas na ocasião pela sócia-proprietária da Maiêutica Consultoria, Débora Lins. O documento marca a formalização da entrega do sistema desenvolvido pelos alunos, que agora passará a ser utilizado pelas empresas.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, o documento assinado firma o compromisso das empresas para auxiliar no aprimoramento do sistema. “A partir de agora, o sistema passará a ser utilizado como forma de um projeto piloto, passando por etapas de aprimoramento e desenvolvimento”, explicou.
Para a representante da Rede de Incubadoras de Alagoas, Ana Karla Cavalcante, esta oportunidade estará proporcionando um grande avanço para as empresas incubadas.
Capacitação
O prêmio foi elaborado através de um projeto promovido pela Desenvolve, em parceria com a empresa Bessa’s Technology, em que 25 alunos dos cursos de Sistema da Informação e Ciências da Computação elaboraram um software de gestão para pequenas empresas.
Segundo o estudante de Sistema da Informação, Benedito Fernando, este evento estava sendo considerado pelos demais participantes como uma formatura. “Havia tanta ansiedade quanto a este evento, não só pela premiação, mas para ver o reconhecimento dos nossos esforços”, disse.
Para a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, a próxima etapa do projeto será o aprimoramento do sistema e a capacitação continuada dos estudantes envolvidos. “Com a merecida premiação dos alunos que desenvolveram um Sistema de Gestão, demos o start para mais uma jornada, em que buscaremos promover o desenvolvimento dos alunos e das empresas envolvidas nesse novo processo”, enfatizou.
Os participantes receberam além do troféu e do certificado, um tablet, cursos e workshop na área de TI, e a inscrição gratuita no Congresso de Teconologia da Informação em Alagoas (Coalt), que será realizado no final do mês.
O projeto contou com a coordenação da Desenvolve, em parceria com a Bessa’s Technology, e o apoio das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Sebrae Alagoas.









