A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, na terça-feira (25), o fórum Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT), que tem como objetivo conhecer as experiências realizadas nos serviços de referência e construir um protocolo de atendimento aos pacientes. O evento acontece no Hotel Matsubara, em Cruz das Almas, das 8h30 às 17h.
Voltada para profissionais que lidam com os diversos aspectos decorrentes desses agravos, a atividade também pretende normatizar procedimentos técnicos, já que foi observado um aumento progressivo no número de trabalhadores com o problema. Os mais acometidos são principalmente os professores, seguidos dos radialistas e comunicadores em geral.
Segundo dados do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), em 2011, foram readaptados com distúrbios de voz 123 educadores da rede estadual de ensino. Já de acordo com informações da Perícia Médica do Estado, apenas no primeiro semestre deste ano, foram concedidos cerca de 80 benefícios a servidores com DVRT.
“Diante disso, surgiu a necessidade de construir o protocolo de atendimento e normatização dos procedimentos para unificar a prática dos profissionais. Na oportunidade, também divulgaremos a portaria estadual que inclui os DVRT como agravo de notificação compulsória de interesse estadual”, explica a diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesau, Gardênia Santana.
As discussões quanto ao tema serão conduzidas por médicos, peritos da Junta Estadual e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e outros especialistas na área. A programação vai contar com a mesa-redonda ‘Experiências no Manejo dos Profissionais com Distúrbios de Voz’ e com conferências sobre as atuações de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.
Durante o fórum, também serão realizadas uma apresentação da portaria de notificação compulsória dos DVRT de interesse estadual e seus desdobramentos – pela assessora técnica da Secretaria de Saúde, Graça Cajueiro – e uma oficina de adequação da proposta do protocolo dos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho para Alagoas.
Além da Sesau, o evento é organizado ainda pela SEE, pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) e pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).