Nutricionista orienta sobre substituições saudáveis ao sal de cozinha

18/09/2012 17:25 - Saúde
Por Redação

Os aromas e sabores das especiarias e temperos podem tornar os pratos deliciosos e saudáveis, além de reduzir a pressão. Quem afirma é a nutricionista Graça Cavalcante, que ministrou uma palestra sobre o tema nessa segunda-feira (17), no Hospital Geral do Estado (HGE). A iniciativa é um chamamento à programação da Semana do Coração, que começa no dia 24 de setembro na unidade hospitalar.

De acordo com a nutricionista, no Brasil, o consumo de sal chega, em média, a 12 gramas diários, o que significa o dobro das seis miligramas recomendadas para qualquer indivíduo, hipertenso ou não. O uso de temperos naturais, como ervas e especiarias, além de dar mais sabor aos alimentos, faz com que haja menor necessidade de se utilizar o sal na alimentação.

“Ervas aromáticas como alecrim, estragão, tomilho, hortelã, salsa, erva-doce ou sálvia, assim como temperos do tipo pimenta, curry, noz-moscada, canela, açafrão e cravo, podem fazer grande diferença na preparação de pratos. As pessoas, hipertensas ou não, sofrem na hora de fazer essa redução. Elas associam comida sem sal com comida sem gosto. E isso não precisa ser verdade”, advertiu Graça Cavalcante.

Outra alternativa é o uso de alho, cebola, alho-poró e cebolinha. “Pode-se preparar várias ervas e especiarias para obter uma mistura que pode ser colocada no saleiro e utilizada à vontade na preparação e finalização de pratos em substituição ao sal convencional. Preparar molhos caseiros com o uso do azeite e do sal marinho, que é mais saudável, e as ervas pode ser uma boa pedida para temperar saladas”, sugeriu.

Segundo a especialista, o manjericão é ideal para acompanhar tomates. Já a erva-doce é um condimento para carne. Além disso, tem propriedades que melhoram a digestão dos alimentos. O aipo é ideal para aromatizar ensopados e sopas. O açafrão pode ser utilizado para carnes, arroz e peixe. Ele é conhecido por suas propriedades para controlar a pressão e nos cuidados com o coração.

“As opções são várias, e cada um deve testar as melhores no seu paladar. O cominho, o cardamomo e o orégano podem dar um sabor especial à carne, sem adição de sal. E o ginger pode substituir o sal em pães, biscoitos e bolachas”.

Graça recomendou evitar o uso de saleiros e molhos ricos em sódio, os industrializados, substituindo-os pelas ervas e especiarias de sua preferência ou por pedaços de limão. Também indicou o uso do sal light para as pessoas com problemas sérios de pressão.

Segundo ela, embora os dois possam ser chamados de sal, eles afetam o organismo de formas diferentes. O sal light possui em cada grama 197 miligramas de sódio, enquanto o sal comum 400 miligramas.

“Manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir as quantidades dele nas receitas é mais fácil do que se imagina. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gosto às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde. Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados", explicou a nutricionista.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..