Alagoas mapeia a 5ª Região de Saúde para dividir a oferta de serviços entre os municípios

18/09/2012 22:38 - Saúde
Por Redação
Image

Alagoas dá início ao processo de mapeamento da 5ª Região de Saúde. Isso significa que a oferta de serviços será dividida entre os sete municípios, a partir de planejamento regionalizado. O assunto foi tema da oficina para Elaboração do Mapa da Saúde da 5ª Região, que aconteceu nesta terça-feira (18), no auditório do Hotel Ritz Plaza Mar.

De acordo com a diretora de Planelamento Estratégico da Sesau, Alice Ataíde, a 5ª Região de Saúde foi escolhida como região-piloto por ser uma região pequena, próxima a capital e ter os instrumentos necessários elaborados e aprovados pelo conselho local dos municípios.

“O objetivo é pactuar além das fronteiras por meio do planejamento regional integrado”, explicou Alice Ataíde, acrescentando que as etapas passam pela construção do plano, a elaboração do Mapa da Saúde, o planejamento regional e a instrumentalização e elaboração do Contrato Organizativo de Ações Públicas (Coap).

Segundo o representante do Ministério da Saúde, João René Mattos, a oficina vai discutir o decreto 7508/2011, que regulamenta aspectos importantes do planejamento regional integrado. “A Saúde se dá em rede. O município sozinho não consegue atender a demanda de ações e serviços da população. Com uma experiência bem pactuada, como já acontece e Ceará e no Mato Grosso do Sul, a região fica mais bem contemplada”, explicou.

Programação

O curso trabalhou temas como o Processo de Discussão do Mapa da Saúde e o Planejamento Regional em Alagoas, além das condições sociossanitárias, estrutura do Sistema de Saúde, Redes de Atenção à Saúde, recursos financeiros e gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Participaram da oficina os coordenadores das dez Comissões Intergestores Regional (CIR) e da 5ª Região de Saúde, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Conselho Estadual de Saúde (CES), Departamento de Saúde Indígena, Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..