Por Fabyane Almeida

Trinta delegados que fazem parte das polícias Federal e Civil estiveram reunidos nesta segunda-feira (17), para receber orientações de como atuar na véspera do dia da eleição, no dia e após as eleições, nos flagrantes, apreensões e prisões.

As eleições 2012 serão 100% biometrizada, Alagoas e Sergipe serão os estados pilotos. De acordo com o Juiz da 10ª zona eleitoral, Sandro Augusto dos Santos, esse é um planejamento pioneiro e em cada município terá um juiz eleitoral e um promotor, com a função de orientar toda a equipe, além de estarem atentos as ocorrências.

“Somos o pioneiro a adotar esse sistema, que tem tudo para dar certo e com o apoio das polícias esperamos que essa eleição seja tranquila em muitos municípios. Se tratando de eleições municipais é necessário ter muito cuidado nas apurações preliminares das ocorrências, pois é muito frequente existir briga entre os adversários”, disse o juiz Sandro Santos.

Existem ações que as polícias estarão apurando cada vez mais. “As situações mais recorrentes são: muitas pessoas juntas com o vestuário semelhante, algumas pessoas ainda estarão distribuindo santinhos, terão cadastro de eleitores em mãos, distribuição de alimentos e transporte irregular para o local de votação. As polícias estarão atuando forte contra essas irregularidades”, enfatizou o Juiz da 10ª zona eleitoral.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros também estarão atuando nessa eleição. Segundo o desembargador Luciano Guimarães mata, é de fundamental importância a participação da PRF. “Eles estarão nas principais vias de acesso aos municípios realizando abordagens e revistas nos veículos automotores e qualquer ação que seja suspeita na véspera ou no dia pode apreender. Já os bombeiros atuarão nas áreas metropolitanas”.

“Eleição é uma guerra entre o mundo ideal e o que realmente acontece”, concluiu o Desembargador Luciano Guimarães mata.