"Meu pai ficou louco", conta ao G1 Pipo Marques, de 18 anos, sobre o dia em que ele e o irmão, Rafa, 24, disseram à família que queriam ser cantores. O patriarca Bell, líder do Chiclete com Banana, admite que ficou preocupado. "Quando eles falaram, eu e Aninha [esposa e mãe] fomos contra. Tenho experiência suficiente para saber que é uma carreira desgastante. Perdem-se os amigos e, se não tiver uma boa estrutura, acaba destruindo a família. O sucesso é uma coisa perigosa", diz Bell.

Mas os garotos insistiram no desejo, e com acompanhamento do pai, criaram a banda de axé Oito7Nove4. O nome vem do ano de nascimento de Rafa, 1987, e Pipo, 1994. Bell monitorou doze meses de ensaios até estar certo de que os filhos estavam "preparados". Após duas temporadas de Carnaval e micaretas no Nordeste, eles estreiam a apresentação da banda em São Paulo, nesta quinta-feira (13). O show é fechado para convidados, mas será registrado pelo serviço de vídeo online Vevo, parceiro do YouTube que fornece conteúdo de gravadoras como Sony e Universal.

A apresentação do Oito7Nove4 estará disponível para visualização no domingo (16), no site Vevo.com. Depois, o vídeo entra no ar no canal da banda no YouTube.

A dupla é a primeira aposta do programa "Vevo lift", em estreia no Brasil. A série de vídeos para a web com novos artistas existe em outros países e já contou, por exemplo, com a cantora Jessie J e a boy band One Direction na Inglaterra. A parceria também prevê produção de videoclipes e outros shows especiais a serem marcados.

Rafa sabe que o axé é hoje menos popular nacionalmente do que no auge do a carreira do pai, nos anos 90. "No meu ponto de vista, o sucesso dos gêneros musicas no Brasil vem em ciclos. Cada época tem um gênero que se destaca mais. Como já foi sertanejo, samba, axé, depois sertanejo novamente. Eu torço para que o axé volte a ser mais popular, ter aquela dimensão", diz. Mas eles não querem carregar o "fardo" de renovar um gênero. "A gente está começando, se é uma renovação é o público que vai dizer."

O caçula Pipo também evita cobranças. "Sempre que o pessoal fala em renovação do axé nossa perna treme [risos]. Mas gostamos da expectativa, pois mostra que temos passado uma boa impressão", comemora. Eles contam que venderam em nove dias todos os abadás para o bloco de carnaval que criaram em Salvador, o Banana Coral, em 2011. A música "Se não puder voar", maior sucesso até agora, tem mais de 1 milhão de views no YouTube.