Nova classe média está querendo melhorar sua saúde, afirma economista

15/09/2012 06:13 - Economia
Por Redação

A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostrou que as famílias brasileiras estão gastando mais com a aquisição de bens, como carros e eletrodomésticos, e menos com a cultura e educação. Os dados foram coletados entre 2008 e 2009. O economista Luis Carlos Ewald afirma que os gastos das famílias com saúde e remédios cresceram em relação à última pesquisa em função da ascensão da nova classe média: “Quando este novo grupo atinge um patamar mais alto, eles querem melhorar sua saúde, e por isso contratam planos de saúde e gastam mais nesta área”.

Pela primeira vez, a pesquisa analisou os domicílios brasileiros e constatou que 31,1% das moradias estão em ruas sem asfalto. Segundo Luis Carlos Ewald, há uma explicação para este índice: “O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ deu moradia para quem tinha o sonho da casa própria, então não atingiu aqueles que já tinham um lugar para morar ou que poderiam pagar para morar em um bairro melhor”, diz o economista.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..