Alemães lançam campanha após jogador assumir homossexualidade

15/09/2012 00:20 - Brasil/Mundo
Por Redação

Um jogador que disputa o Campeonato Alemão resolveu assumir, em entrevista à revista Fluter, ser homossexual, mas preferiu manter o anonimato para se preservar de possíveis represálias. Em evento nesta sexta-feira, porém, o que se viu foi uma mobilização das autoridades e clubes do país para encerrar o preconceito em relação à opção sexual dos atletas.

Sob o lema Geh Deinen Weg (Siga em seu próprio caminho, em alemão), a chanceler alemã Angela Merkel e o ministro das Relações Internacionais Guido Westerwelle, homossexual assumido, apresentaram a campanha social, que teve início nesta sexta-feira, para tranquilizar o atleta anônimo, que havia demonstrado certa insegurança com sua situação: "O preço que pago por viver meu sonho como um jogador da Bundesliga é alto. Eu tenho que ser um ator todo dia".A declaração mais emblemática foi feita por Merkel, garantindo proteção aos jogadores gays do campeonato. "Você não precisa temer nada. Eu sou da opinião que todo mundo que tem uma força e coragem (de assumir) deveria saber que nós vivemos em um estado no qual ele essencialmente não tem o que temer. Essa é minha declaração política".

Em todos os jogos da terceira rodada da Bundesliga, começando pelo empate por 0 a 0 entre Augsburg e Wolfsburg, as equipes trocarão seus patrocínios próprios pelo lema da iniciativa. Os dois principais times do país na atualidade manifestaram intenso apoio à causa, enviando seus presidentes para o evento.Uli Hoeness, mandatário do time bávaro, se mostrou confiante com o comportamento dos torcedores vermelhos, caso o clube recebe um jogaro homossexual. "Esporte, particularmente o futebol, pode ser o motor da integração. Eu não posso imaginar que um jogador homossexual teria problemas com nossa torcida. O Bayern está pronto. A sociedade como um todo está mais avançada nesta questão".

Para dar sequência à campanha Geh Deinen Weg, Angela Merkel confirmou presença no Signal Iduna Park, antigo Westfalenstadion, para o duelo entre Borussia Dortmund, atual bicampeão alemão, e Bayer Leverkusen.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..