A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, vem dando continuidade às suas ações com o intuito de ampliar os ambientes 100% livres do fumo, com enfoque voltado à prevenção e informação acerca dos malefícios relacionados ao cigarro. Com esse objetivo, a equipe do Programa esteve na empresa de análises químicas Qualitex, localizada no Polo Petroquímico, para mostrar os riscos, consequências e os possíveis tratamentos aos usuários de produtos fumígenos.

Segundo a Coordenação do Programa, uma pesquisa realizada pela Vigitel (2011) nas capitais brasileiras mostra que Maceió apresentou o menor índice de fumantes ativos, com 8% em cada 1 milhão de habitantes, com redução gradual desse número.

“Acreditamos que este número tem reduzido em função da educação continuada nas escolas e campanhas nas ruas, informando aos cidadãos sobre o risco do fumante ativo e do fumante passivo, sendo este último o mais eficaz fiscal do comportamento”, ressalta a coordenadora Marta Nogueira.

De acordo com os colaboradores da Qualitex, esse tipo de ação contribuiu para enriquecer seus conhecimentos, enfocando a importância do apoio familiar e dos amigos na decisão da cessação do fumo, bem como a importância do acompanhamento de uma equipe multiprofissional, além da utilização de produtos farmacêuticos.

Males do fumo – Os principais malefícios à saúde relacionados ao tabagismo se referem às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema e câncer, particularmente câncer de pulmão e câncer de laringe e boca.

O Brasil gastou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 para tratar doenças relacionadas ao tabaco, conforme levantamento feito pela Organização Não Governamental Aliança do Controle do Tabagismo (ACT). Os gastos somaram quase R$ 21 bilhões no ano passado. De acordo com os dados da ACT, 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo.