"Juros poderiam baixar um pouco mais", diz ministro

14/09/2012 22:38 - Economia
Por Redação

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta sexta-feira (14) que o Brasil enfrenta as mudanças na economia, que passa por um momento de virada, após reduzir sua taxa de juros e trazê-la para os níveis internacionais. Segundo ele, as taxas de juros poderiam baixar um pouco mais, mas isso é tarefa do BC (Banco Central).

Segundo o ministro, a taxa de câmbio foi ajustada nos últimos meses e, se o nível não é ideal, não está tão defasado como antes.

Pimentel citou ainda as medidas anunciadas esta semana para redução dos preços da energia elétrica, que, segundo ele, "devem prosseguir".

— O governo deve trabalhar também para a redução do preço do gás.

O ministro admitiu que a tributação no Brasil ainda não é a ideal e o governo efetuou a redução dos encargos sobre a folha de pagamento como uma medida que veio para ficar. Pimentel citou ainda a infraestrutura brasileira como um dos gargalos que estão sendo atacados pelo governo e revelou que ainda neste mês de setembro ações de incentivo para os portos deverão se somar às já tomadas para rodovias, ferrovias e aeroportos.

Para suportar a demanda criada pelos investimentos em infraestrutura, Pimentel afirmou que o governo deve ampliar a oferta de vagas no ensino técnico nos próximos anos e ainda atingir 30 mil bolsista no programa Ciência Sem Fronteiras no próximo ano.

Segundo Pimentel, o governo vai prover condições de crédito para pequenas empresas e manterá medidas temporárias, como redução de IPI (Imposto sobre o Produto Industrializado) para veículos, as quais, segundo ele, são medidas extremamente necessárias.

Pimentel fez as declarações durante palestra no Fórum Exame — O Brasil e as empresas brasileiras no novo cenário mundial. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..