IMA fiscaliza ocupações na Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa de Roteiro

14/09/2012 19:57 - Maceió
Por Redação
Image

Técnicos da Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) retomaram essa semana os trabalhos de fiscalização na comunidade da Palatéia. Durante a vistoria foi verificado o cumprimento de três notificações sobre derrubada de barracos, registrado uma retirada ilegal de madeira de mangue e a construção de mais duas habitações irregulares.

A Palatéia pertence ao município da Barra de São Miguel e está situada nas proximidades da Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa do Roteiro (Resec de Roteiro) - uma unidade de preservação de caráter integral. O monitoramento do IMA é constante na região, visto que a população cresce e sempre há denúncias de construção de novas casas.

“A estrutura de uma casa de barro é construída em uma semana. O procedimento é muito rápido e o que nos preocupa é que a comunidade fica localizada entre um barranco e o mangue, então a tendência deles é destruir o mangue para ampliar ou construir um novo barraco. Isso não pode. A área é de preservação permanente. Se eles acabarem com o mangue, no futuro não terão nem de onde tirar o pescado, que é o que sustenta as famílias. A subsistência deles está diretamente ligada à preservação do ecossistema”, explica Djalma Gama Breda, técnico do IMA.

Durante a fiscalização, os técnicos encontraram madeira de mangue com aproximadamente 5 metros de comprimento. Segundo a moradora Anadeje Oliveira dos Santos, 29, o material seria usado para reformar um barraco que está prestes a cair. “Ela tem um prazo de quinze dias úteis para prestar esclarecimento”, disse Djalma Breda. Outros dois moradores da comunidade também foram intimados para prestar esclarecimento sobre a construção de novas casas na região.

Resec Manguezais da Lagoa do Roteiro
A Reserva Ecológica de Manguezais da Lagoa do Roteiro possui uma área de 742 hectares e abrange os municípios de Roteiro, Barra de São Miguel e Jequiá. Foi criada pelo Decreto nº 32.355/1987, com objetivo da preservação integral do meio natural, sendo limitadas todas as interferências sobre este ecossistema e permitida apenas atividades como a pesca tradicional e coleta de moluscos e outros recursos pesqueiros.

Esta reserva é banhada pela Lagoa de Roteiro, com uma grande área preservada de manguezais, de beleza cênica ímpar, proporcionando um visual deslumbrante.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..