Um almoço promovido pela professora Arísia Barros, do Projeto Raízes de Áfricas que contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, reuniu nesta sexta-feira (14) os candidatos à prefeitura de Maceió, Alexandre Fleming (PSOL) e Rui Palmeira (PSDB) para o Ároyè, um almoço temperado com política.
“No encontro os candidatos de comprometeram, caso eleitos, a criar a Secretaria Municipal para a Igualdade Racial e a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos”, comentou a professora Arísia Barros.
Na oportunidade também foi tratada junto aos postulantes, a implementação das diretrizes da Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da "História e Cultura Afro-Brasileira" na grade curricular das escolas públicas municipais.
Os candidatos a prefeito também receberam uma pauta de reivindicações e propostas para o estabelecimento da igualdade étnica-racial em Maceió.
O representante do Movimento Negro no Ceará, Ivaldo Paixão, que esteve presente ao encontro afirmou ser este um “importante passo para se construir uma sociedade menos racista. Os gestores devem assumir posições que possam promover a cultura da paz. Esta iniciativa com certeza é um diferencial para promoção de políticas sociais mais justas e igualitárias”.
O debate aconteceu no 6º andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, no bairro do Farol.











