Governo de Alagoas avança no gerenciamento online de Almoxarifado

12/09/2012 22:35 - Economia
Por Redação

Visando modernizar os processos internos e obter maior controle dos materiais utilizados, várias secretarias estão aderindo ao Sistema de Almoxarifado e Patrimônio (Siapnet), um inovador instrumento que permite o gerenciamento online dos materiais utilizados. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o sistema é hospedado no Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que também é responsável pela implantação e treinamento dos servidores.

O sistema já está implantado em onze órgãos, dentre eles o Detran, a Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e mais recentemente a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que teve os servidores capacitados pelo Itec nesta quarta-feira (12). Além disso, mais quatro órgãos estão em fase de implantação: Arsal, Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

“Com o Siapnet, é possível ter um maior controle de Almoxarifado, já que as requisições são feitas online e podemos acompanhar todos os materiais utilizados pelo órgão por meio de relatórios de consumo por item (por exemplo, quantas resmas de papel A4 foram consumidas em determinado período), por setor (possibilitando identificar as áreas que mais consomem materiais e verificar o que pode ser reduzido para fins de economia) e Curva ABC, que mostra o que foi gasto em termos de valores (do maior para o menor). Dessa forma, o sistema permite o gerenciamento destes custos de forma prática, rápida e com mais eficiência, facilitando tanto para o almoxarife quanto para os usuários”, ressalta o programador do Itec, Carlos Francisco Ayres, que ministrou o treinamento.

O secretário adjunto de Infraestrutura e Gestão da Seinfra, Jamerson Lima, explica a adesão ao Siapnet. "Optamos por ter o sistema na secretaria porque tivemos conhecimento sobre o controle efetivo que ele pode nos proporcionar. Conhecendo a demanda dos setores, evitaremos gastos excessivos e, ao mesmo tempo, manteremos o material de consumo em dia, sem ter que recorrer a compras emergenciais", considera.

A gerente de apoio da Seinfra, Priscila Amaral, que participou do treinamento, aprovou o novo sistema. “É muito fácil de utilizar e uma ótima ideia, pois além de melhorar o controle dos materiais e o fluxo de pedidos do Almoxarifado, vai proporcionar a economia de papel e de tempo, otimizando o nosso trabalho”, frisa.

"Meu trabalho está melhorando com a chegada do sistema. Antes, os servidores faziam as solicitações pessoalmente ou por telefone e eu tinha sempre que ir verificar a disponibilidade dos materiais no estoque. Agora, tenho as informações sobre o estoque em mãos e também conheço antecipadamente as demandas dos setores. Isso torna o meu trabalho e o de todos na secretaria mais ágil", atesta Carlos Eugênio Vilela, chefe de Suprimentos da Seinfra.

Com o objetivo de aperfeiçoar o Siapnet, o Itec já trabalha no desenvolvimento de novas funcionalidades. “Estamos preparando um plano de suprimento para que o sistema possa disponibilizar também alertas para quando houver necessidade de compra de materiais em curto prazo, quando for atingido o estoque mínimo e quando o estoque for zerado. Este novo recurso estará disponível em breve”, informa Carlos Francisco Ayres.

Os órgãos que tiverem interesse em conhecer e aderir ao Siapnet devem entrar em contato com o Itec pelos telefones 3315-5739 e 8867-6506 e falar com Carlos Francisco Ayres ou Sheylar Monteiro.

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