Eletrobras apoia medidas tomadas pelo governo no setor elétrico

12/09/2012 05:15 - Brasil/Mundo
Por Redação

O presidente da Eletrobras, José da Costa, disse hoje (11) que a empresa apoia as medidas propostas pelo governo visando reduzir a tarifa de energia elétrica para os consumidores. Segundo o executivo, a renovação das concessões coincide com um momento oportuno de impulsionar o desenvolvimento do país, fazendo com que a livre concorrência - marca do atual modelo do setor elétrico - traga ainda mais benefícios à sociedade brasileira.

 

De acordo com o presidente da Eletrobras, a empresa, como em outros momentos históricos do setor elétrico, “está pronta a envidar esforços na concretização de medidas duras, porém necessárias, convencida de que está de que os desafios propostos representam também uma valiosa oportunidade de readequação de sua estratégia de gestão empresarial e de crescimento sustentado mais à frente”.

 

José da Costa afirmou que, mesmo sem ter tido conhecimento prévio das medidas, elas não chegaram a surpreendê-lo. “Estamos nos preparando para esse momento há anos. O plano de transformação da Eletrobras, iniciado em 2008, foi o começo da grande virada, que agora vai nos permitir reagir mais rapidamente e nos adequarmos a essa nova realidade, comentou o executivo.

 

O presidente José da Costa admite que, nos próximos anos, a rentabilidade da Eletrobras deverá ser menor. No entanto, mantendo-se o ritmo dos investimentos e adotando-se algumas ações que visam melhorar a gestão, muitas delas que já vêm sendo tomadas há alguns anos, tornarão a empresa mais moderna e pronta a adaptar-se ao novo momento do setor elétrico brasileiro.

 

“Presido a Eletrobras há um ano e meio e, neste tempo, tenho trabalhado para torná-la mais competitiva, rentável e integrada. Por esse motivo, tenho confiança de que ela e seus empregados estão prontos para enfrentar os novos desafios que virão”, afirmou Costa.

 

Diversas ações já vêm sendo empreendidas de forma conjunta pelas empresas Eletrobras no sentido da racionalização dos processos, redução do custeio, compartilhamento de recursos, seletividade de projetos e fortalecimento da governança e gestão empresarial. Outro destaque, nesse sentido, foi a elaboração do Plano de Negócios 2012-2016 do Sistema Eletrobras, o qual endereça a carteira de projetos prioritários para um período de cinco anos, em função de sua relevância estratégica e da disponibilidade de recursos. Além disso, desde 2010, a “holding” mantém com suas empresas um contrato de metas de desempenho econômico-financeiro e operacional que possui monitoramento trimestral.

 

Também alinhadas com o Plano Diretor de Gestão, estão em desenvolvimento outras iniciativas, como a Construção da Arquitetura de Processos das empresas Eletrobras, o Monitoramento de Projetos Corporativos via Modelo de Escritório de Projetos e o Processo de Padronização do Sistema Integrado de Gestão Empresarial. “As medidas anunciadas pelo Governo Federal terão o efeito de um acelerador na velocidade de implantação das ações, planos , projetos e programas já concebidos”, disse José da Costa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..