Conselho exerce papel fiscalizador na implantação de novas empresas em Alagoas

12/09/2012 00:14 - Economia
Por Redação
Image

O Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) realizou reunião ordinária nesta terça-feira (11) para, dentre outros assuntos, prorrogar e cancelar incentivos fiscais, creditícios e locacionais de empreendimentos que foram contemplados dentro do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin). A reunião aconteceu no Palácio República dos Palmares e foi coordenada pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, presidente do Conedes.

As empresas Alagoas Cimentos Ltda. e Indústria de Cimentos de Alagoas Ltda., que foram incentivadas no início de 2011 e encontraram problemas com trâmites burocráticos para a construção de suas unidades, tiveram seus prazos para o início das obras prorrogados por 180 dias. A decisão foi tomada pelo Conselho, que já havia notificado oficialmente os responsáveis pelo empreendimento, diante dos argumentos apresentados que apontam alguns entraves, em especial as negociações com as instituições financeiras para captação de recursos.

"Além de formular propostas para o desenvolvimento econômico de Alagoas, o Conselho tem o papel de fiscalizar as empresas que já foram incentivadas. Os conselheiros entendem que as justificativas trazidas pelas empresas precisam ser consideradas e concederam a prorrogação dos prazos, pensando nos benefícios do ponto de vista socioeconômico que esses empreendimentos vão gerar", destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.

A empresa Indústria de Laminados Plásticos de Alagoas solicitou ao Conselho o cancelamento dos seus incentivos fiscais, creditícios e locacionais, normatizados na resolução do Conedes n° 04/2012. Os diretores da empresa afirmaram que não seria possível viabilizar o empreendimento no atual cenário econômico global.

A reunião ainda serviu para a posse de três novos conselheiros. O novo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), Kennedy Calheiros, que substitui o ex-titular da pasta, Geminiano Jurema; o 1º secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Alberto Cabús, e a representante da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniela Amorim, que foi empossada como conselheira-suplente passaram a fazer parte do Conselho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..