Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde participam nesta terça-feira (11) da oficina de monitoramento sobre o programa “Crack é Possível Vencer”, que foi lançado no primeiro semestre deste ano pelos governos federal e estadual. O evento reunirá 120 profissionais que representam as secretarias da Paz, Segurança Pública, Educação e outros segmentos. A reunião, que prossegue na quarta-feira (12), acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, das 8 às 18 horas.

Um dos principais pontos do encontro tem como finalidade facilitar a integração entre as ações das políticas de saúde, assistência social, prevenção e segurança pública. No primeiro dia da reunião, as discussões começarão a partir das 10 horas. Está previsto, a exposição dos objetivos e metodologia da oficina, seguido de painel para aprofundamento das temáticas. E discussões em grupo.

Na quarta-feira (12), os grupos continuarão as discussões em torno de questões ligadas a situações de rua, emergencial, crianças e adolescentes e violência. A partir das 15h, acontecerá a plenária final com a apresentação do trabalho desenvolvido pelos grupos, compromissos pactuados e encaminhamentos.

O programa Crack é Possível Vencer foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff, em dezembro de 2011. Com investimento de R$ 4 bilhões da União até 2014 e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil. O objetivo é aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.

As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. Conta com a atuação direta dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.