Selando as discussões que vêm construindo uma parceria desde julho deste ano, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, assinou nesta quinta-feira (06) o Plano de Trabalho apresentado pela Associação Pró-Gestão de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Coruripe (Agerh) para a criação de um convênio entre as instituições para a recuperação de nascentes na região hidrográfica do Rio Coruripe e em outras regiões de Alagoas.

O Plano de Trabalho divide a região em três subcoordenações: Baixo Coruripe, cidades situadas na Zona da Mata; e Médio e Alto Coruripe, cidades no Agreste e Sertão. A bacia da região abrange os municípios de Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Coité do Noia, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Igaçi,, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Quebrangulo, Tanque D’Arca, Taquarama e Teotônio Vilela, e irá engajar diversas outras entidades para atuação no local.

De acordo com Alan Henrique Pedrosa, presidente da Agerh, o trabalho envolverá professores da Universdade Federal de Alagoas (UFAL), estudantes da rede municipal, além de outras Organizações Não Governamentas (ONGs), como o Instituto Amigos da Natureza (Inan), que trabalha com o recrutamento de jovens da região para o patrulhamento ambiental. A Agerh atua em conjunto com o Comitê de Bacia, fiscalizando as ações na região. Alan Pedrosa, que está no Comitê desde sua criação, em 2003, diz que essa parceria é um sonho: “É uma busca da Agerh que veio a casar com as necessidades e projetos do Estado”, afirma.

De acordo com Napoleão Casado, a parceria da Semarh com estes órgãos envolvidos é inédita, e destaca a atuação do Comitê do Rio Coruripe: “É um comitê estadual, inteiramente alagoano, está totalmente regularizado e é muito ativo nos municípios em que atua”. A importância dessa atuação é refletida no Plano de Trabalho, com a mobilização das comunidades e lideranças sendo um dos primeiros passos na identificação e seleção das nascentes a serem recuperadas.

A parceria irá recuperar 150 nascentes até fevereiro de 2013, e o foco do projeto é na região do Alto Coruripe. A Agerh destaca que após a conclusão da recuperação, haverá o plantio de mudas nativas nos locais recuperados, seguindo a linha de atuação das parcerias da Agerh com o Projeto Recuperação do Coruripe (Recor), uma das entidades atuantes na Recuperação de Nascentes.

O Projeto

Inserido no programa Alagoas tem Pressa, o projeto de Recuperação de Nascentes é um dos carros-chefe da Semarh, cuja execução vem ocorrendo desde maio deste ano principalmente nos municípios atingidos pelos efeitos da estiagem prolongada.Um acordo entre a Semarh e as prefeituras de Água Branca e Mata Grande possibilitou a recuperação de 8 nascentes nos dois municípios desde o início das ações, e os trabalhos na região seguem recuperando em média duas nascentes por semana.