MDS doa alimentos recebidos da Receita Federal

06/09/2012 21:10 - Saúde
Por Redação

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) encerrou esta semana o repasse de 1,2 mil toneladas de farinha de trigo recebidas da Receita Federal. Bancos de alimentos, comunidades quilombolas e indígenas foram os beneficiários da doação.

A maior parte da farinha de trigo recebida da Receita Federal foi encaminhada à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul – 680 toneladas. O Sesc Mesa Brasil ficou com 459 toneladas. O restante foi distribuído para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Cultural Palmares.

Segundo o presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, o transporte envolveu mais de 50 caminhões e toda a farinha de trigo foi repassada a instituições do Paraná.

Bernhard destaca a importância desse tipo de doação. “A carência de alimentos é verdadeira e reconhecida no mundo inteiro, acontece todos os dias, toda hora. A sociedade tem que somar, não só o governo fazer. Por isso, foi um mutirão muito bonito.”

O MDS recebe os produtos doados e repassa a parceiros, que são os responsáveis pelo transporte. No caso da Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, o transporte é voluntário, feito por meio de parcerias com os sindicatos de transportadoras de cargas.

Doações - Este ano, além da farinha de trigo apreendida, o MDS também recebeu da Receita Federal e repassou a pessoas em vulnerabilidade social 2,5 mil embalagens de pastas de tomate. No caso do molho de tomate, foram 11,4 mil pessoas beneficiadas, a partir da doação para o Sesc Mesa Brasil, de Manaus (AM).

Dependendo do tipo de doação recebida, o MDS leiloa a mercadoria e repassa o recurso para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Este ano, foram leiloadas 1,6 mil toneladas de arroz em casca, apreendidas pelo Ibama, que se reverteram em R$ 486,2 mil. Outras 23 mil toras de madeiras apreendidas em Santarém (PA) estão aguardando leilão – estima-se que a carga esteja avaliada em R$ 10 mil.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..