Entidades reforçam apoio a Emater/AL durante reunião

05/09/2012 04:15 - Interior
Por Redação

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais (Asbraer) e diversas entidades parceiras do setor, reforçaram o compromisso com o desenvolvimento do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), durante reunião na manhã desta terça-feira, 04.

O encontro foi aberto pelo governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, que destacou a necessidade da assistência técnica rural no combate a pobreza em Alagoas. “A assistência técnica e a extensão rural fazem parte do Programa Alagoas tem Pressa. Nossa meta é diminuir as desigualdades sociais, o êxodo rural e levar dignidade ao campo. Vamos trabalhar para realizar concurso público e estruturar melhor o corpo técnico da Emater/AL”, destacou Teotônio Vilela Filho.

A diretora-presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, fez uma breve explanação dos desafios da nova instituição, passando pelas metas, onde está contemplado o atendimento aos agricultores familiares no auxílio ao desenvolvimento técnico.

“A Lei que institui a Emater/AL é atual e sintonizada com as políticas públicas de desenvolvimento do campo. Ela abre o debate para tecnologia e inclusão produtiva no meio rural, por isso, o objetivo desse encontro foi alinhar as ideias com os órgãos parceiros, para que possamos estruturar melhor nossas ações. Vale lembrar, que já estamos trabalhando, com corpo técnico no campo, e toda ajuda é bem vinda”, frisou Inês Pacheco.

Contribuindo ainda para a aplicação das ações de extensão e pesquisa no meio rural de Alagoas, o encontro contou com a presença dos representantes das instituições de Extensão Rural dos estados da Bahia, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. O presidente da Asbraer, Júlio Zoe, que é presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), defendeu uma política de desenvolvimento rural que pertença à população.

“É com muita satisfação que a Asbraer faz parte do renascimento da Emater em Alagoas. Sei que a equipe já está trabalhando, com os meios que possui, porém ressaltamos a necessidade da criação de uma lei estadual destinada à extensão rural. O papel da Emater/AL na agricultura familiar vai além do atendimento técnico, serão 25 mil agricultores que terão uma perspectiva nova de vida”, enfatizou Júlio Zoe.

Criada em dezembro do ano passado, através da Lei Estadual 7.291/2011, a Nova Emater, tem a missão de contribuir para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, com atuação prioritária no fortalecimento e expansão da agricultura familiar e de suas organizações, através de pesquisas agropecuárias e a prestação de assistência técnica e extensão ao meio rural.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..