Conselho define diretrizes para Arranjos Produtivos Locais

05/09/2012 03:26 - Interior
Por Redação

O Conselho Deliberativo do Programa de Arranjos Produtivos locais (PAPL) realizou, nesta terça-feira (4), sua primeira reunião ordinária de 2012. O encontro ocorreu na sede do Sebrae/AL, em meio à programação da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional.

Os representantes das nove instituições que compõem o Conselho, presidido pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, discutiram o novo modelo de governança do Programa, como também definiram as agendas de atividades até o final do ano.

“O Conselho foi reestruturado com o novo modelo de gestão do PAPL para aprofundar as discussões e formular propostas para o fomento dos Arranjos. As reuniões ordinárias servirão também para fazermos um monitoramento bem detalhado das ações que estão sendo desenvolvidas dentro do Programa”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.

A 1ª reunião serviu para a definição da comissão para a elaboração do regimento interno do Conselho, que vai estabelecer as funções de cada entidade. A nova estrutura do Programa é formada por cinco comitês temáticos - marketing, financiamento, tecnologia, informação e gestão -, que vão nortear as decisões do Conselho.

Outra proposta trazida na reunião foi de incluir a Emater no Conselho Deliberativo, visando garantir assistência técnica especializada aos produtores envolvidos nos Arranjos. “Um dos principais gargalos e reinvindicações dos agricultores é a falta de apoio técnico. A Emater será fundamental para dar ao produtor de todos os Arranjos da agricultura a oportunidade de buscar ferramentas que alavanquem seus negócios”, destacou o superintendente do Sebrae /AL, Marcos Vieira.

A reunião ainda contou com a presença da representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fabiane Velasco. O órgão é responsável por coordenar o Grupo de Trabalho dos Programas de Arranjos Produtivos Locais no âmbito nacional, iniciativa que reúne 33 entidades em todo o País. Fabiane destacou o trabalho integrado e os resultados alcançados pelo PAPL em Alagoas nos últimos anos.

“O Ministério faz um acompanhamento sistêmico do trabalho que está sendo feito em Alagoas, que é considerado um modelo para todo o País. O Governo Federal entende a importância desse Programa para o Estado e não mede esforços para garantir o seu desenvolvimento”, pontuou.

O encontro contou com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Secretarias de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário; Pesca e Aquicultura; Saúde; Ciência, Tecnologia e Inovação; Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Trabalho, Emprego e Qualificação, além da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, que é coordenadora do Programa com a Seplande e o Sebrae.

A próxima reunião do Conselho Deliberativo do PAPL acontecerá no mês de dezembro, quando será feito um balanço das ações de 2012 e a definição do cronograma de atividades para o próximo ano.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..