A gravata surrada

04/09/2012 11:59 - Welton Roberto
Por Redação
Image

Já conto vinte e dois anos que faço e desfaço seus nós. Muitas lutas, batalhas travadas em torno de algo que acredito possa representar ou espelhar o ideal de justiça. Por vezes lustrosa, por outras tristonha, ela está sempre lá a representar um pouco da dignidade da veste talar que agüenta diuturnamente a incompreensão, os ataques, os vitupérios daqueles que sempre ousam desacreditar seu porta voz.


Descansa plácida e se agita inquietante quando chamada a representar o injustiçado. Clama por liberdade em cores vivas e impõe formalmente um signo de paridade com outros representantes da justiça que também a envergam em sinal de hombridade e nobreza.


Da sua elegância afasta os mais humildes e reclama chamamentos doutorais por vezes imerecidos. Distingue-se do comum e se destaca em meio à multidão de descamisados e pés descalços que ainda a rodeiam em pórtico de adoração.


Não a vejo como divisa, mas como convergência entre desiguais. Todas as manhãs envergo sua silueta que se amolda à minha como um escudo, lembrando-me sempre de onde vim, para onde vou e porque fui ao seu encontro.


Não a trato com soberba, muito menos com indiferença. Respeito-a, pois já cruzou a estrada comigo e hoje se encontra carcomida pelo tempo e pela vivência de ter passado da jovialidade à experiência, da impetuosidade à temperança, nunca porém abandonando a ousadia e a coragem de brandi-la ao primeiro que desafiar seu cabedal de conhecimento e os ainda jovens e vigorosos ideais que nos uniram.


Em cada nó passado, o presente se faz reluzente e o futuro aponta no porvir. Em cada nó desatado a certeza do dever cumprido, o cansaço das batalhas enfrentadas, com vitórias e derrotas, mas com a certeza de ter lutado até o último instante.


Caminhando sempre em frente para sustentar a palavra, o choro contido, o sorriso por muitas vezes difícil, o grito da liberdade e os desafios da justiça prepotente e arrogante que tenta quase sempre triunfar sobre os mais humildes ou castigar impiedosamente os mais fortes.

Ali, representando a nobre missão de súplica sem subserviência, de pedido sem mendicância, de fôlego a plenos pulmões, vergo a gravata surrada que ainda brilha como no primeiro dia de nosso inusitado encontro, sob sonhos de dias melhores. E é por eles que todas as manhãs esta união litúrgica se dá de forma solene, mas muito, muito fraterna.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..