Profissionais de saúde realizam monitoramento vacinal nos 102 municípios de Alagoas

03/09/2012 18:35 - Saúde
Por Redação

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e de 11 municípios alagoanos iniciaram, no sábado (1º), uma ação de monitoramento vacinal. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, e acontece até o final de outubro, sendo realizada nos 102 municípios.

No primeiro dia, os profissionais de saúde estiveram percorrendo as cidades de Água Branca, Inhapi, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Na ocasião, foram disponibilizadas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano.

A primeira reúne, em uma única aplicação, a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite), além da dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

Neste sábado, os moradores que residem no conjunto Mutirão, área 13 em Rio Largo, foram os primeiros a receber as equipes de vacinação que estão fazendo o monitoramento vacinal.

A primeira residência visitada pela equipe foi a da dona de casa Naiara Cordeiro. A jovem, que tem uma criança de sete meses, está com o cartão de vacinação em dia. Mesmo assim, o bebê foi vacinado com a Pentavalente. Naiara destacou a importância de os pais levarem os filhos às unidades de saúde, com o intuito de manter o calendário de vacinação atualizado, o que evitará problemas de saúde no futuro.

Ainda no conjunto, diversas casas receberam a visita da equipe, que estava com informações de todas as crianças assistidas pelo Programa Saúde da Família (PSF). Maria Aparecida dos Santos, morava numa fazenda quando tinha filhos menores e, por isso, eles não receberam as vacinas necessárias. Consciente de que os filhos não foram vacinados como deveriam, a dona de casa não quer o mesmo para os netos, que estão com a caderneta atualizada.

O monitoramento acontece após o término da campanha de vacinação, que se encerrou no último dia 18. Ele tem como finalidade atualizar a caderneta de vacinação das crianças e imunizar as que ainda não tiveram acesso ao serviço nas unidades de saúde. Todos os finais de semana as equipes estarão nos municípios alagoanos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..