Muitos carros estacionados ao lado da pista, grupos de pessoas: jovens, crianças, adultos e idosos, indo a pé de suas residências pelo acostamento da estrada, bandeiras, este era o cenário de quem vinha na noite do dia 26, passando pelas imediações do povoado de Impueiras de Baixo, no município de Pão de Açúcar, onde acontecia o comício da coligação "A Força do Povo".
Sobre o palanque, lideranças municipais, comunitárias e políticas, candidatos a veradores, Cacalo, Elísio Sávio, os deputados estaduais Sérgio Toledo (PDT) e o Luiz Dantas (PMDB). Adiante, a concentração ia aumentando, com o colorido daquela gente e sua euforia, que marcavam o que vem sendo observado a cada dia que passa: O "Mar vermelho" continua tendo várias adesões e os candidatos, Cacalo e Elísio Sávio (Savinho), podem comemorar o fluxo de suas ondas encarnadas, que sai convencendo simpatizantes e confirmando eleitores por onde passa.
Bandeiras tremulando ao vento e os discursos dos candidatos sendo pronunciados, arrancaram dos eleitores, aplausos calorosos. A palavra sempre esperado pela população, é o do deputado Luiz Dantas, político tradicional, sertanejo, reconhecido e apontado em recente pesquisa, como o deputado que mais se destaca na região, já que ele tem sido uma força marcante nesta campanha da coligação, por escolher fazer frente ao candidato adversário, seu parente Jorge Dantas, com quem já fez parcerias em outros processos eleitores.
Ao falar ao povo, Dantas disse que Pão de Açúcar se sente traída por Jorge Dantas, que em campanha passada, recomendava a eleição do que é hoje o atual prefeito da cidade, seu primo, Jasson Gonçalves, se dizendo responsável por qualquer ação ou desgoverno que viesse a acontecer em sua administração, o que não o fez. Irresponsabilidade, ausência, inconsequência e arrogância, foram adjetivos usados pelo deputado, ao se referir à postura diante da população paodeaçucarense, demonstrada por Jorge Dantas.
Elogiando a vereadora Neusinha, que há meses atrás já anunciou que não vai prosseguir na vida política, Luiz Dantas declarou o seu apoio à candidatura da vereadora Bel, dizendo que ela merece o voto das pessoas do povoado Impueiras, e que como a sua sogra, Neusinha, ela demonstra ser decente, honesta e trabalhadora.
Dantas disse que tem acompanhado o desenrolar da campanha da coligação, que vem sempre em um crescendo." Cacalo tem crescido bravamente, contando com muito pouca estrutura. Mas ele conta, principalmente, com a boa vontade do povo de Pão de Açúcar", afirmou o deputado em seu discurso. Ele salientou ainda a importância política da família Maia e seus serviços prestados à cidade e à população, ao definir Savinho (Elísio Sávio), como um aliado de peso para qualquer candidato
Considerando como clara a vitória do candidato que está prestando o seu apoio, pediu a Cacalo que em sua administração, prestigie a juventude, que representa de 20 a 25% do eleitorado da cidade. Dantas disse que tem certeza que Cacalo terá compromisso com a agricultura, com o pecuarista e com o pequeno empresário local. Ele apontou a necessidade de um projeto turístico para a beira do rio São Francisco, e que o projeto que se respeite a Natureza. Apontou ainda a necessidade da nova administração prestigiar as pessoas mais pobres de Pão de Açúcar.
"Cacalo e Savinho têm a seu favor a vontade do povo, têm a força do povo, para mudar e implementar ações urgentes na área da Educação, Saúde, estradas. Pão de Açúcar pra frente com a Vitória do 14, com Savinho e Cacalo, com Cacalo e Savinho", disse ele para a multidão que acenava com as bandeiras e sob fortes aplausos, concordava com suas palavras.
Ao final do comício os presentes seguiram em carreata para Pão de Açúcar. O "Mar vermelho" entrou pela Avenida Bráulio Cavalcante, rua central da cidade, provocando vibração e confirmando que a maior Onda é aquela feita de gente. E é na gente humilde, simples, que reside a força. E quem promove mudanças?
acesse>twitter>@Bsoutomaior