Sepaz capacita conselheiros das comunidades acolhedoras de dependentes químicos

30/08/2012 18:01 - Maceió
Por Redação

“Não encaro o que faço como um trabalho, mas como uma missão de recuperar vidas”, respondeu a conselheira e missionária Luana Rodrigues, da comunidade Kerygma, quando questionada sobre seu trabalho. Luana é uma das cem pessoas que participam da capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) aos conselheiros terapêuticos das 40 casas de acolhimento a dependentes químicos em Alagoas.

A capacitação, que teve início na terça (28) e se estende até esta quinta-feira (30), é dividida em três módulos. O primeiro trabalha os conceitos básicos e gerais da dependência química, o segundo fala sobre como deve ser abordado o dependente químico dentro da comunidade acolhedora, e o terceiro fala sobre as técnicas e ferramentas para o acolhimento, como “Os 12 Passos”, as dinâmicas de grupo e o aconselhamento terapêutico.

A superintendente de Política sobre Drogas da Sepaz, Alyne Ferreira, explica que o curso é uma necessidade para formar os conselheiros para que eles conheçam melhor a doença dependência química, melhorando a assistência. “Estamos também realizando esse trabalho de capacitação nas comunidades”, garante Alyne.

“A equipe de capacitação está visitando as 40 comunidades. Já fomos em 20 delas para fazer treinamento prático e acompanhar as atividades no dia-a-dia. Agora a Sepaz está promovendo esse curso que é mais teórico”, completa o coordenador da equipe de educaç,ão da Sepaz, Luan Gama.

“Essa capacitação é um incentivo a mais para nossa missão. É muito importante para todos nós, que trabalhamos com dependentes químicos, saber mais sobre o assunto. Ontem tivemos palestra motivacional sobre a arte de recuperar; ouvimos também sobre a doença da dependência química e a origem das drogas, e a palestra do Luan Gama sobre cada droga e o que ela causa no usuário”, explicou Luana Rodrigues.

Na manhã da quarta-feira (29), a palestra sobre drogas foi feita pelo deputado federal Givaldo Carimbão, relator da Comissão de Drogas na Câmara Federal, que trouxe um panorama mundial de como diversos países estão enfrentando o problema das drogas, a relação entre drogas e violência urbana.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..