Palestra destaca avanços da ovinocaprinocultura em Alagoas

30/08/2012 05:14 - Maceió
Por Redação

O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura, Reginaldo Guedes, apresentou uma palestra intitulada "A importância da ovinocaprinocultura para o fortalecimento da agricultura de base familiar", destacando a importância do arranjo produtivo no agronegócio. O gestor foi um dos convidados do IV Seminário de Zootecnia, promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), nesta quarta-feira (29), no campus de Satuba.

Durante sua palestra, Reginaldo Guedes citou a importância do setor no desenvolvimento regional, com ênfase no pequeno negócio e enfocou ainda as condições de mercado no Estado. Ele traçou um comparativo entre as criações de caprinos e bovinos, que chamou a atenção dos estudantes.

"Quando criamos bovinos, temos um gasto de cerca de 200 litros de água por dia. Já os caprinos consomem somente 12 litros por dia. Por se tratar de um arranjo voltado para o sertão, essa é uma economia muito significativa", ressaltou Reginaldo Guedes.

O APL Ovinocaprinocultura tem a missão de contribuir para a inclusão social dos produtores rurais, artesãos e de suas famílias, por meio da geração e ocupação e de renda.

Tendo em vista que a ovinocaprinocultura é uma atividade tradicional para o sertanejo, principalmente pela rusticidade dos animais de fácil adaptação ao semi-árido, o APL busca constantemente a melhoria genética animal e o manejo adequado, visando o incremento na produção de leite e carne.

O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), no qual está inserido o da Ovinocaprinocultura, é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e o Sebrae-AL.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..