Colégio da Polícia Militar supera média do IDEB

30/08/2012 08:49 - Educação
Por Redação
Image

Com 472 alunos matriculados, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM), localizado no bairro do Trapiche, foi mais uma das unidades de ensino da rede pública estadual que ultrapassou a meta de 3.8 traçada pelo Ministério da Educação (MEC) como média geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para Alagoas. Dentre as escolas da rede pública estadual, a instituição obteve a maior média dos anos iniciais (4º e 5º anos), com nota 5.3 e o segundo lugar no levantamento relativo aos anos finais (8º e 9º anos), com 4.7.

Projetos interdisciplinares internos e externos, a obrigatoriedade de estudar duas línguas estrangeiras ao longo da vida escolar, realização de concursos e oficinas pedagógicas, participação efetiva da família, desenvolvimento do esporte e da cultura e o acompanhamento minucioso das atividades escolares de cada estudante são os pontos estratégicos da metodologia aplicada no cotidiano da unidade de ensino estadual.

Segundo a diretora do Tiradentes, a Tenente Coronel Fátima Escaliante, além da disciplina característica das escolas militares, é realizado um trabalho amplo de motivação junto aos estudantes, pais e professores.

“Aqui, trabalhamos a cidadania através do conhecimento dos direitos mas, principalmente, o exercício dos deveres. Para isso, temos um sistema que combina disciplina e motivação, com a aquisição de estrelas que representam simbolicamente patentes do quartel e coleção de elogios no currículo escolar. Os professores, militares e civis, são estimulados naturalmente pela postura dos estudantes e recebem capacitações regularmente”, pontuou a Tenente Coronel.

De acordo com a diretora, a superação da meta do IDEB é a prova de que o colégio conseguiu executar com êxito as funções básicas educacionais, isto é, fazer com que o aluno aprenda, frequente a sala de aula e não repita o ano letivo. “A motivação faz com que nossos alunos estudem sempre almejando o primeiro lugar”, destacou.

Monitoramento – O sistema de acompanhamento da unidade de ensino funciona por meio de fichas curriculares. Cada aluno tem um documento que lista todas as atividades escolares e ações de comportamento, bem como desempenho e dificuldades. As características formam o perfil do estudante e sua atuação na escola recebe análise segundo o regulamento do colégio, que determina elogios e sanções educativas para cada ato de disciplina ou indisciplina.

O registro do comportamento e postura dos estudantes acontece diariamente e os professores também recebem monitoramento similar, com a cobrança da assiduidade e a garantia da assimilação de conteúdo pelos alunos.

Projetos recentes – Regularmente, o colégio desenvolve projetos interdisciplinares internos e externos com participação efetiva dos alunos. Um exemplo foi a visitação das cidades históricas de Alagoas, onde os estudantes puderam conhecer a história, geografia, movimento artístico e a literatura de municípios como Penedo e Marechal Deodoro.

Em andamento desde esta quinta (29), o projeto Dominando a Ciência, coordenado pelo professor de literatura, Sargento Paulo César, pretende desenvolver a criatividade dos alunos a partir da exploração de temas atuais, como a guerra da Síria, o julgamento do Mensalão, comissão da verdade, entre outros.

“Esse projeto também tem como objetivo preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aborda temas atuais sob o modelo de delimitação do problema, estudo do caso e análise de possíveis sugestões. A exigência do trabalho em formato acadêmico ajuda no desempenho do vestibulando”, explicou o Sargento.

O projeto, que deve durar dois meses, envolve concurso de redação, debates, palestras, exposição teórica, divulgação do trabalho na internet e festival de música.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..