O engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros toma posse amanhã (30/08) como presidente nacional da Mútua (triênio 2012/2015). A posse solene de Calheiros e da nova Diretoria Executiva será amanhã (30), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), durante a Solenidade de Lançamento da 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).

Calheiros foi reeleito para a Diretoria Executiva - na gestão anterior (2009/2012), ele havia ocupado a Diretoria de Benefícios da Instituição. Em Alagoas, mais exatamente em Maceió, o novo presidente nacional da Mútua foi secretário municipal de Abastecimento, secretário municipal das Regiões Administrativas e presidente do Instituto de Terras de Alagoas.

No Sistema Confea/Crea e Mútua, como conselheiro federal, o engenheiro foi coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema e representante da mesma Comissão junto à CIAM (Comissão de Agrimensura, Agronomia, Geologia e Engenharia para o Mercosul). Também representou o Confea na Associação Mundial de Engenheiros Agrônomos. Em seu currículo classista consta, ainda, a Presidência da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas e a coordenação da Câmara de Agronomia do Crea-AL, quando foi conselheiro regional, entre outros postos ocupados.

O papel social da Mútua

A Mútua é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada por lei há 35 anos. Seu principal objetivo é oferecer aos associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais. Podem se associar todos os profissionais com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e os empregados dos Creas, do Confea e da própria Mútua.

Os quatro membros que completam a Diretoria Nacional eleita são Ricardo de Arruda Veiga (de São Paulo, ex-conselheiro do Confea), Lino Gilberto da Silva (de Santa Catarina, ex-conselheiro do Confea), Luiz Alberto Freitas Pereira (ex-presidente do Crea-AP) e Antônio Salvador da Rocha (ex-presidente do Crea-CE).