Mobilização no Centro conscientiza população sobre tabagismo

29/08/2012 12:51 - Saúde
Por Redação

Quem passou pelo calçadão do comércio de Maceió na última terça-feira (28) pôde conhecer de perto como o tabagismo afeta, de forma negativa, a vida das pessoas. Numa ação realizada conjuntamente pelo Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo e Liga Acadêmica de Combate ao Câncer  para conscientizar a população, foi reforçada a mobilização referente ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, estabelecido em 29 de agosto.

A ação – complementada com a realização de serviços como aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, orientações de saúde bucal e de controle ao tabagismo – buscou estimular o abandono do uso do tabaco, apontando seus malefícios e consequências e esclarecendo as dúvidas da população.

Por considerar o tabagismo uma doença comportamental, o grupo buscou trabalhar também incentivando a autoestima das pessoas. Nesse quesito, a atração da mobilização realizada no Centro foi a boneca “Fumazete”. Fumante desde a adolescência, a personagem criada pela enfermeira Mariana Oliveira e pelo odontologista Franklin Regazone – profissionais que integram o Projeto de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal – carrega na pele ressecada e envelhecida, nos dentes manchados e no pulmão escurecido pelo tabaco, as marcas de muitos anos fazendo uso de cigarros.

Além de alertar para os efeitos causados pelo fumo na aparência, uma gravação conta sua a “história de vida da boneca”, inclusive, com as consequências do vício na vida do filho, que nasceu com bronquite, uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O relato tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem suas atitudes.

A boneca tem feito parte também do trabalho de sensibilização e conscientização que o Programa do município tem feito junto a crianças e adolescentes de escolas públicas, procurando compartilhar conhecimento e repassar orientações acerca dos males provocados pela circulação tanto da nicotina como de outras substâncias – como formol, amônia e veneno para baratas – utilizadas na fabricação do cigarro pela corrente sanguínea, provocando doenças como cansaço, impotência, infarto e câncer de laringe e pulmão.

Tabagismo – De acordo com estimativas mundiais, aproximadamente 552 pessoas morrem por dia em consequência de doenças relacionadas ao tabaco, ou seja, uma pessoa a cada dois minutos. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), também apontam que 210 milhões de pessoas no mundo têm DPOCs – decorrentes de vários anos de uso do tabaco – e a expectativa é que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta do ano de 2020. A medida de maior impacto no tratamento da DPOC é a abstinência do tabagismo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..