O horário político eleitoral, adorado por uns e odiado por outros, é um divisor de águas para os candidatos. O tempo na TV e no rádio é fundamental para garantir quatro anos decisivos na vida de muitos políticos. “A corrida eleitoral de fato inicia com a Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na televisão”, defende o cientista político Ranulfo Paranhos.
Pesquisas realizadas antes da propaganda eleitoral e após as inserções partidárias na mídia revelam que os resultados sofrem alterações. “Os candidatos tem o seu discurso avaliado, aliado a características como intransigência, simpatia e empatia”, comentou Paranhos.
Com muitos apelos visuais e puramente eleitoreiros alguns programas eleitorais são uma verdadeira superprodução com conteúdo puramente apelativo e sensacionalista. “Considerando que temos uma média de 25% de analfabetos, podemos avaliar que nosso eleitor não possui senso crítico para analisar as propostas na profundidade adequada”, reforça o cientista político.
Outro elemento forte na propaganda eleitoral são as pesquisas políticas. À medida que se divulga que candidato estão à frente, muitos eleitores tendem a votar em quem é favorito com a desculpa de não perder o voto.
“Esse é um dos piores pensamentos que eleitor pode ter. O fato do candidato estar na frente não significa que as suas propostas são o melhor para a sociedade e se estão de acordo com a sua ideologia”, concluiu Paranhos