Thiago Bomfim!

28/08/2012 12:16 - Direito do Consumidor
Por Redação

Amigos, hoje resolvi relatar os motivos que me levaram a escolher o Thiago Bomfim como meu candidato a presidente da OAB/AL.

A Ordem dos Advogados do Brasil, possui um papel de destaque junto a sociedade é a instituição que tem como dever a manutenção do Estado Democrático de Direito. Cumpre destacar que, a nossa Constituição Federal, elegeu o papel do Advogado como essencial para o exercício da justiça.

Não devemos ignorar o cunho social que a OAB possui, porém quanto mais forte for o papel do advogado no exercício da profissão, mais forte será a atuação da instituição no âmbito social.

Defender a classe, é defender as prerrogativas, porém prerrogativas não são privilégios e sim uma forma de defender a sociedade, não se deve ter receio de defender o advogado em face da opinião pública, a função do advogado é defender a sociedade, seja representada na figura do seu cliente, seja representada na figura de uma instituição.

Toda eleição falamos em prerrogativas e me parece que nada muda, se tivesse mudado substancialmente não estávamos tocando no mesmo ponto. Não tenho como negar que a atual comissão capitaneada pelo amigo Daniel Brabo tem feito um importante papel junto a Corregedoria, inclusive já o parabenizei diversas vezes, porém deve ser intensificado com um trabalho preventivo.

Temos que deixar claro para a sociedade que defender as prerrogativas não é defender privilégios e sim defender a sociedade, é cobrar uma rápida administração da justiça e da aplicação das leis, é garantir que mesmo detida a pessoa possa se comunicar com o seu advogado, por exemplo.

O Thiago Bomfim tem a qualidade e os atributos que buscamos na figura do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, com seu tom conciliador e aguerrido, mas não subserviente, sua bravura com que defende a classe, seu equilíbrio, não se deixando levar pela opinião pública, não fazendo a gestão de um só e sim uma OAB participativa, tem como meta defender a classe e restaurar o respeito que tanto a instituição procura.

Thiago é um jovem que consegue ser unanimidade, os seus adversários o respeitam, pois não possuem criticas a sua postura profissional e pessoal, hoje ele tem como meta o fortalecimento da classe, não tenho dúvida que o nível do debate nessa eleição será outro.

Acredito que todos os pré-candidatos que colocaram os seus nomes a disposição tem condições de elevar o nível da classe, eu optei pelo Thiago, pois entendo que com ele podemos transformar a gestão da OAB em uma entidade mais democrática e participativa.

Divergências de pensamentos e de projetos existem e sempre será salutar para o bom debate do direito, criticas acontecem e devem ser utilizadas como forma de aprendizado, criticas vazias e sem fundamentos, demonstram que o trabalho está sendo feito de forma consciente e sem partidarismos está incomodando. Debate se constrói com posicionamentos e não com a critica pela critica, expor seu pensamento não quer dizer desmerecer o do outro, temos que lembrar que após as eleições as amizades ficam.

Está na hora de uma quebra de paradigmas, a OAB/AL precisa de novos desafios, novos rumos, temos que buscar uma nova forma de administrar e valorizar o advogado. Quebrar paradigmas não quer dizer esquecer tudo que fora construído e sim, aperfeiçoar o que existe e trazer novas ideias, novas metas serão traçadas e novos ideais apresentados.

O Thiago representa os advogados que cresceram na profissão pelos seus próprios méritos, sem padrinhos, sem vantagens, sem mercantilismo e sem abdicar dos seus princípios.

O nome do Thiago não surgiu do nada, não surgiu de sua vontade, não foi plantado, não foi imposto, pelo contrário, o nome do Thiago surgiu sem ele nem saber, sem ele ter colocado a disposição. O Thiago não representa a sua vontade e sim de um grupo que confia nele a direção da maior instituição do Estado.

Posso dizer que escolhi estar com o Thiago, não só pela amizade que temos há anos, mas por acreditar que através dele teremos uma Ordem Renovada, Participativa e Democrática.

Twitter: @MarceloMadeiro
E-mail: marcelomadeiro@gmail.com
Facebook: Marcelo Madeiro

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..