Maceió sedia III Encontro Regional Cidadãs Positivas

25/08/2012 05:47 - Saúde
Por Redação

Mulheres portadoras de HIV participam do III Encontro Regional Cidadãs Positivas, que tem a finalidade de discutir melhorias na assistência oferecida pelos gestores públicos estaduais e municipais no tratamento da Aids. Na abertura do encontro, que aconteceu na quinta-feira (23), no Hotel San Marino, em Maceió, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, foi representado pela superintendente de Vigilância à Saúde, Sandra Canuto.

“Esse é um momento para fortalecer a luta das mulheres positivas. Ainda enfrentamos dificuldades para garantir assistência integral, diagnóstico precoce e para assegurar um pré-natal de qualidade, evitando a transmissão vertical. As campanhas são realizadas para conscientizar a população, mas muitos ainda ignoram”, frisou Sandra Canuto.

A representante do Movimento Nacional Cidadãs Positivas, Gisele Dantas, defendeu, durante o encontro, políticas públicas para as mulheres, que ainda convivem com o preconceito da sociedade e dificuldade de acesso a alguns serviços. “Nesse encontro, vamos sair com um documento para ser entregue às autoridades nos estados e cobrar delas ações voltadas para melhoria da assistência da saúde às mulheres positivas”, anunciou.

Nesta sexta-feira (24), o encontro contou com a discussão do tema ‘Mulher, Aids e Vulnerabilidades’, com a participação do especialista em infectologia Otávio Rocha. Na programação, constam ainda palestra sobre ‘Lipodistrofia: que bicho é esse’ e, à tarde, apresentação do vídeo ‘O alto da camisinha’, tendo como debatedora a coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Fátima Rodrigues.

O encontro prossegue até sábado (25), a partir das 8h, com uma roda de conversa sobre as demandas e desafios para os estados. Em seguida, a construção da carta de recomendação que será encaminhada aos municípios.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..