As comunidades quilombolas Abobreiras e Birrus, em Teotônio Vilela, receberam na quinta (23) e sexta-feira (24) diversas ações do Governo do Estado, pactuadas no Programa Brasil Quilombolas. As atividades foram realizadas em parceria com a prefeitura municipal, envolvendo vários órgãos estaduais, municipais e federais e atendendo cerca de 80 famílias.
Foram oferecidos serviços como coleta de sangue para identificação de anemia falciforme, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de preservativos, avaliações antropométrica (medição de peso, altura e índice de massa corporal), vacinação, aplicação de flúor, orientação de sobre escovação, consulta médica e odontológica, verificação do nível de glicose e circunferência abdominal.
Também foi realizado levantamento social das famílias que habitam na comunidade de remanescentes quilombolas, visando substituir casas de taipa por habitações de alvenaria, além de informações sobre o andamento do processo de titulação da terra. Foi executado ainda o levantamento da demanda na comunidade para cursos profissionalizantes para geração de renda. Foram realizadas ainda palestras sobre violência doméstica, controle social e preservação do meio ambiente.
Durante a programação, ocorreu apresentação do grupo de dança afro do Projovem Adolescente e do grupo de capoeira do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ambos mantidos pela Prefeitura de Teotônio. Foi instalado um pequeno parque para as crianças, que também participaram de atividades recreativas, a exemplo de pintura e dança. Já mulheres quilombolas confeccionaram artesanato típico da região.
A secretária municipal dos Direitos da Mulher e do Idoso, Izabelle Moteiro Alcântara, ressaltou a parceria com o Governo do Estado para levar melhorias à população. A mesma opinião foi colocada pelos presidentes das comunidades de remanescente quilombolas de Abrobeiras e Birrus, José Ernesto dos Santos e Nicácia Tavares Gomes, respectivamente.
Segundo a gerente do Núcleo Afro-Quilombola da Secretaria da Mulher, Berenita Maria dos Santos, a ação articulada já foi realizada nas comunidades de Tabacaria (Palmeira dos Índios), Jussarinha, Mariana e Filús (Santana do Mundaú) e Abrobeiras e Birrus (Teotônio Vilela). “A próxima ação será realizada no dia 31, em Cacimbinas, na comunidade Guaxinim”, assinalou.
Coordenado e articulado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, o evento contou com a participação das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau); do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq); Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e das Secretaria Municipais dos Direitos da Mulher e do Idoso, Saúde, Assistência Social e Educação.
Ações