Palmeira dos Índios mostra avanços na educação

24/08/2012 07:52 - Berg Morais
Por Berg Morais
Image

A educação é o alicerce para o crescimento sólido e sustentável da sociedade. Enquanto a grande mídia apresenta a recomendação da Presidenta da República Dilma Rousseff para a implantação de escolas em tempo integral em todo o país, o município de Palmeira dos Índios já mostrou que vem fazendo a sua parte. Em apenas três anos, a prefeitura conseguiu fazer um trabalho de reorganização da estrutura educacional e ganhou destaque nacional pela iniciativa.

Fazendo um comparativo entre a cidade vizinha Arapiraca – considerada uma das metrópoles em ascensão no país -, que vem investindo na educação em tempo integral há oito anos, e só agora conseguiu mostrar bons resultados no IDEB. Palmeira conseguiu em apenas três anos o título de “modelo para o estado”.

A verdade é que ainda é preciso melhorar bastante na área, principalmente nas últimas séries do ensino fundamental, pois o IDEB mostra que ainda há um longo caminho a percorrer. No entanto, os alunos que sofriam com a ingerência administrativa das gestões anteriores onde não tinha lugar para sentar ou muitas das vezes dois estudantes dividiam uma única bancada de estudos; possuem agora cadeiras acolchoadas e merenda de qualidade.

Agora, o município mostra os avanços dos últimos três anos na área da educação. Quase toda mobília foi trocada, foram adquiridas 4 mil novas carteiras escolares, implantou escolas em tempo integral em toda zona urbana e em algumas escolas da zona rural. Outro fato importante é que Palmeira tem mais escolas integrais que o município de Arapiraca, que começou esse trabalho há mais tempo.

É um trabalho que vem mostrando resultado, porém, no prazo preciso. As escolas necessitam de uma melhor estrutura, isso é fato. Mas isso também já foi iniciado. A Escola Vera Lúcia Gama está quase pronta e já apresenta estrutura melhor que muitos colégios particulares da região. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a Vera Lúcia Gama será modelo para a reestruturação das demais escolas do município.

É necessário observar que num estado onde não há boas notícias sobre esse segmento, tendo inclusive longas greves em instituições federais de ensino, Palmeira dos Índios é orgulho para região. A cidade vem buscando a passos firmes, mas sofridos, um melhor caminho para juventude, pois esse é única garantia de um futuro promissor.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..