Jogos esportivos dão continuidade à Semana da Pessoa com Deficiência

24/08/2012 00:01 - Maceió
Por Redação

 

Jovens portadores de necessidades especiais de entidades filantrópicas apoiadas pelo Governo do Estado e da rede municipal de ensino participaram, nesta quinta-feira (23), na Vila Olímpica Albano Franco, dos Jogos Inclusivos. A ação faz parte da programação da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência, organizada pela Gerência Especial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e parceiros.

Com o tema “Inclusão da pessoa com deficiência, direitos e deveres”, o evento, que acontece desde o último dia 20 e encerra suas atividades nesta sexta-feira (24), reuniu entidades, escolas da rede pública, órgãos estaduais, municipais e especialistas com o intuito de discutir o papel das esferas governamentais no processo de integração e inclusão social com participação efetiva da família e sociedade.

O terceiro dia de programação foi marcado por atividades esportivas, como atletismo, arremesso de peso, futsal e salto à distância. As competições, que aconteceram das 8h às 12h, tiveram participação de crianças e jovens surdos, mudos, autistas, hiperativos, com déficit de aprendizagem, Síndrome de Down, entre outras deficiências. Todas as modalidades foram desenvolvidas em conjunto com jovens não portadores de necessidade especiais.

Segundo a gerente de Educação Especial da SEE, Aline Damasceno, uma das principais preocupações do evento é a participação da família e da sociedade no processo de inclusão social.

“A Educação Especial tem um papel muito importante na promoção dessas atividades e na mobilização de todos os agentes capazes de efetivar a inclusão dos deficientes em todos os âmbitos sociais. Porém, é fundamental a cooperação da família e a conscientização da sociedade para a concretização desse processo”, destacou Aline.

Ainda de acordo com a gerente, o esporte é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento de qualquer jovem, principalmente para os que apresentam alguma deficiência.

Benefícios do esporte

“A sociedade deve tomar conhecimento da causa, por meio da divulgação dessas ações, de forma que se desmitifique a ideia de que deficientes não são capazes de desenvolver determinadas funções ou que devem se relacionar apenas com outros deficientes. É muito importante a conscientização da sociedade e o apoio da família nesse processo de integração”, disse a diretora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Andresa Pedrosa.

Professora de educação física da instituição filantrópica Pestalozzi, Estephane Nascimento é testemunha da mudança que o esporte oferece no desenvolvimento das crianças e jovens portadores de necessidades especias.

“Trabalho há mais de dois anos com o esporte direcionado às pessoas com deficiências e é impressionante o poder da atividade física tanto para a autoestima e o relacionamento com o outro quanto para o desempenho físico e a garantia de uma vida saudável. As famílias percebem a regressão dos parentes com a ausência do esporte no cotidiano”, pontuou.

Encerramento

Após três dias de atividades que envolveram debates e mesa redonda, passeio ecológico, exposição de atendimento educacional especializado, desfile de moda e jogos esportivos, a 16ª Semana da Pessoa com Deficiência encerra sua programação nesta sexta-feira (24), com apresentações culturais, exposições de trabalhos e panfletagem no Centro de Maceió. Na ocasião, também serão ofertados serviços de cabeleireiro, pelo Senac, e vacinação, pela SMS.

No domingo (26), uma caminhada pela inclusão social será realizada na Praia da Pajuçara com os estudantes das instituições, centros especializados e escolas Polos da rede estadual e municipal.

Além da Semed, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também são parceiras da SEE no projeto.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..