Após 70 dias, técnicos da Ufal aprovam o fim da greve

24/08/2012 14:07 - Maceió
Por Redação
Image

Os técnicos da Ufal decidiram terminar com a greve que já durava mais 70 dias em assembleia realizada, na manhã desta sexta-feira (24/08), no hall de entrada da reitoria. Os servidores fizeram uma avaliação de conjuntura e resolveram retornar ao trabalho mesmo não ficando satisfeitos com o reajuste de 15,8% dividido em três parcelas (2013, 2014 e 2015). No geral, o balanço da paralisação foi positivo, pois a categoria esteve unida e mobilizada mesmo sofrendo ameaças e perseguições de alguns gestores.

Um acordo com o governo federal estava previsto para ser assinado no fim da tarde desta sexta-feira (24/08). No texto o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) se compromete em honrar o compromisso assumido com a categoria. Em todo Brasil 46 Instituições Federais de Ensino Superior já decidiram pelo fim da greve. Maior parte da base deve seguir a orientação do Comando Nacional de Greve (CNG) e da FASUBRA e encerra a paralisação nacional.

A assembleia aprovou a proposta de realização de um seminário em defesa do Hospital Universitário. A data do evento não foi definida. Na oportunidade a dirigente do SINTUFAL, Risonilda Costa, foi escolhida para participar de um fórum nacional em defesa do SUS e contra a EBSERH. Os presentes decidiram, ainda, pela abertura de uma conta para guardar o saldo da arrecadação do fundo de greve.

O retorno ao trabalho dos técnicos na UFAL deve acontecer na próxima terça-feira (28/08) já que segunda-feira (27/08) é feriado em Maceió. Em relação aos campi do interior, os servidores voltam às atividades normais já na segunda-feira.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..