Seminário discute reconhecimento das profissões ligadas à área de Beleza

23/08/2012 08:07 - Maceió
Por Redação

O Senac Alagoas promoveu, no último dia 20 de agosto, o Seminário Gestão de Salão de Beleza. O evento reuniu no auditório da Unidade Poço proprietários e gestores de salões de beleza que receberam orientações do Diretor da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), César Tsukuda, sobre as tendências de gestão com foco na produtividade e sustentabilidade para o negócio, e a Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, que reconhece as profissões da área de beleza, como cabeleireiro, barbeiro, manicure, pedicure, depilador, esteticista e maquiador.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Wilton Malta, abriu o evento e falou sobre a preocupação da Federação do Comércio de Alagoas com a organização da classe que trabalha na área de Beleza. “Esse é um momento oportuno para os profissionais se organizarem em busca da regulamentação da profissão. Por isso, estamos promovendo este evento e nos colocado à disposição no que for necessário”, destacou o Presidente, ao passar a palavra para a Diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro. “O trabalho de vocês contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, um serviço que exige qualificação e aperfeiçoamento constante. O Senac Alagoas trabalha na formação de profissionais comprometidos com esse propósito, tanto na área de Beleza, quanto na área de Estética. Sejam todos bem-vindos”, disse Telma.

Durante o evento, foi realizada uma mesa-redonda composta por representantes da Fecomércio Alagoas, do Sebrae e da Vigilância Sanitária. A mesa foi presidida por Alan Bernardes, presidente do Sindicato Patronal de Estética, Salões de Beleza e Empresas Similares do Estado de Alagoas (SINDPRESS), que explicou o conteúdo da lei nº 12.592 de 18 de janeiro, data que, segundo ele, deve ser comemorada. “Esse é o primeiro passo para a regulamentação”, disse Bernardes. Para Cesar Tsukuda, que também compôs a mesa, “essa Lei é uma grande conquista porque, para qualquer trabalhador, o reconhecimento de suas atividades é um estímulo e uma valorização positiva. Com organização e muita luta, a categoria dos profissionais de beleza conquistará todos os devidos direitos”, declarou o Diretor da Anabel.

Representando a Vigilância Sanitária, Antônio Borges, ressaltou a importância da esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a clientes. “Agora está previsto em lei que o órgão competente a fiscalizar os centros de beleza é a Vigilância Sanitária. O órgão não é inimigo das empresas. Somos parceiros e realizamos ações que tem por finalidade assegurar o bem-estar da sociedade”, explicou Borges.

A ex-aluna do Senac Alagoas, Pollianna Pitanga, proprietária do salão de beleza Pollianna Cabelos, defende a exigência de habilitação para a prática das atividades. “Trabalhamos com produtos químicos que, manuseados ou aplicados de forma incorreta, podem causar danos aos profissionais da área e aos nossos clientes. Eu aprendi muito no curso do Senac e até me surpreendi com o nível profissional que alcancei após os estudos. Me sinto segura para trabalhar e feliz pela segurança que passo para meus clientes no momento em que eles confiam a mim o cuidados dos cabelos”, disse a empresária.

A Assessora Técnica da Área de Beleza e Estética do Senac Alagoas, Lucia Sidor, comemorou o sucesso do evento e parabenizou os proprietários e gestores de salões de beleza. “Percebemos o interesse deles em oferecer o melhor serviço aos clientes. Eventos como esses incentivam essa busca pelo bom atendimento e a promoção de um serviço de excelência, uma preocupação do Senac que fazemos questão de compartilhar com quem nos procura”, comemorou Lucia.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..