A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) está disponibilizando a carteira de leiloeiros para agentes auxiliares de comércio. Mesmo com a obrigatoriedade da matrícula, o documento físico torna a comprovação mais prática para esses profissionais, facilitando o processo de identificação.
A carteira garante, de maneira efetiva, a regularidade do leiloeiro, demonstrando que a Junta Comercial encontra-se a par do exercício da atividade, importante para o desenvolvimento do comércio no Estado.
O presidente da Juceal, José Lages Júnior, avalia a carteira como um cuidado a mais com os leiloeiros. “A carteira é um instrumento de regularização que traz praticidade à identificação dos agentes auxiliares de comércio e esse é um dos objetivos dessa gestão: melhorar a relação da Junta Comercial com os profissionais dessa área”, afirma José Lages.
A carteira também cobre uma brecha que existia na área de leilões. Dada à pessoalidade da profissão, determinada no artigo sete da Instrução Normativa 113, de 28 de abril de 2010 do DNRC, o documento previne fraudes ao ser apresentado. Não há como um terceiro se passar pelo leiloeiro para exercer o pregão, com a devida identificação em mãos.
A diretora administrativa da Junta, Viviane Cruz, fala sobre os benefícios da carteira. “A ação da Junta Comercial na emissão dessas carteiras, além da aproximação com os leiloeiros, facilita o desempenho regular desse ofício, garantindo segurança aos procedimentos que a eles são confiados”, explicou.
O leiloeiro alagoano Carlos Adriano foi o primeiro a receber sua carteira na Junta Comercial. Para ele, a atual gestão da Juceal tem fortalecido a parceria com os profissionais que atuam no setor.
“Essa gestão da Junta vem desenvolvendo um excelente trabalho. Sou leiloeiro há um ano e tudo o que se solicita na Junta o retorno vem com praticidade e velocidade. A parceria dessa administração com os leiloeiros está surpreendendo sempre, com muita organização e contato constante”, aprovou Carlos Adriano.
Manual
O agente auxiliar de comércio ainda elogiou o manual sobre leiloeiros, presente no site da Juceal, alegando que o texto é bem embasado e apresentado com fácil leitura. “O conteúdo do manual é corroborado pela instrução normativa e a linguagem é fácil, acessível para qualquer usuário do site”, avaliou.
O manual “Leiloeiros”, disponibilizado pela Juceal é um apanhado prático de orientações básicas, amparado pela Instrução Normativa nº113 do DNRC, para inscrição e regularização dos agentes auxiliares de comércio. O material pode ser encontrado no site da Junta Comercial do Estado de Alagoas através do endereço eletrônico: http://www.juceal.al.gov.br.