A lição dos nossos filhos

23/08/2012 06:50 - Welton Roberto
Por Redação
Image

Todos os dias já acordamos com a pauta de tarefas a cumprir assoberbada de missões e muito trabalho. O despertar parece mais um empurrão para o cadafalso a um amanhecer digno de sorrir e abraçar a vida, como penso que deveria ser. Ao menos é assim na vida de um advogado criminalista, professor, conselheiro da OAB, escritor, blogueiro, maratonista, marido e pai.


O celular tocando às seis da manhã por um cliente ávido a obter informações sobre seu processo, ou o personal que liga avisando que já está lhe esperando para uma sessão de tortura (leia-se academia), ou o sol que lhe chama para vencer os quilômetros daquela corrida deliciosa, ou o blogue que precisa de atualização, ou aulas a preparar, ou mais projetos de livros a escrever, ou isso, ou aquilo, ou...


De repente tudo se explica ou se complica em um abraço ingênuo, um sorriso infantil e um beijo na bochecha da minha Catatau (Liz de apenas um ano e oito meses) que logo logo se transformará em um choro incontido quando a terrível frase precisa ser anunciada “Papai, precisa trabalhar!” e a separação dos corpos se dá da forma mais dolorosa e sofrível possível.


Ela chora de um lado, não compreendendo o porquê daquela abrupta separação já que me doou tanto carinho, afeto e amor ao desejar o bom dia ao papai que já havia passado o dia anterior inteiro longe de seus olhos e de suas brincadeiras. Por outro lado o choro também do pai, calado, contido que também não entende porque tudo precisa ou tem que ser daquele jeito.


Naquele momento penso ser eu o aprendiz e aquela pequenina a minha mestra dando lições mais eficazes que qualquer pós-doutorado possa servir para a vida. Sigo relutante o caminho em frente sem poder voltar e passar o dia inteiro envolto em suas mágicas brincadeiras e soluções aos problemas de seu cotidiano infantil.


Bem baixinho digo a mim mesmo que preferia ficar naquele aconchego gostoso dos seus braços miúdos e carinha sempre feliz a contemplar a relação mais sincera que já pude conhecer: a de pais e filhos.


As lições de minha pequenina são eficazes e já confessei aqui que muitas vezes cedo aos seus ensinamentos e largo tudo para cantar e dançar com ela as músicas que, embora infantis, ensinam coisas há muito tempo esquecidas pelos adultos: sinceridade, amizade, lealdade, carinho, afeto, amor, dedicação, devoção, respeito.


Pois bem. Nesta troca onde aprendo com os gestos gigantes de uma pequena professora de apenas um ano e oito meses reluto em não ser um aluno rebelde que infelizmente tem que se retirar da “sala de aula” para conquistar a vida a fim de que a mestra continue sua tarefa de ensinar o amor, distribuir o carinho e ser feliz só e tão somente com a simples presença deste aluno em suas aulas de sabedoria, humildade e sorrisos sinceros.


Voltarei e ficarei mais vezes com ela, contemplando lições que jamais terei de outras pessoas, as lições imperdíveis dos nossos filhos!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..