Escola Estadual Freitas Melro, de Penedo, supera média geral do Ideb

21/08/2012 07:51 - Educação
Por Redação
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O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, indicador que mede a qualidade do ensino no país. A Escola Estadual Hermínio Freitas Melro, de Penedo, alcançou a nota 5,3, superando a média geral do Estado de Alagoas que foi de 3,8.

O resultado superou as expectativas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da 9ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), já que a nota alcançada pela escola de ensino fundamental era meta a ser atingida no ano de 2013.

A professora Cleide Cerqueira, coordenadora da 9ª CRE, com sede em Penedo, avaliou que o bom resultado obtido pela Escola Freitas Melro é fruto do trabalho coletivo, aliado ao comprometimento da direção, dos professores, dos funcionários e dos pais dos alunos. “A parceria consolidada entre escola e pais de alunos tem um papel fundamental para o sucesso dos projetos pedagógicos da unidade de ensino da rede pública”, reconhece a coordenadora.

Cleide Cerqueira destacou também que o processo de aprendizagem adotado pela escola tem sido um modelo que vem dando certo, sobretudo na formação dos alunos como cidadãos. “Uma das metas da direção da escola é prezar pelos valores éticos e morais dos alunos”.

Lourdes Branco, professora do ensino fundamental da Escola Estadual Freitas Melro, afirma que o resultado obtido na avaliação do (MEC), através do Ideb 2011, resulta em um sentimento de dever cumprido, tanto do corpo técnico como dos alunos. “Essa conquista significa que a parceria entre a escola e as famílias deve ser uma prioridade, principalmente pelo acompanhamento sistemático de cada aluno”.

A professora Lourdes reconhece ainda que o modelo pedagógico adotado na escola desperta os alunos para a leitura, a escrita e, sobretudo, a formação pessoal. “Nosso trabalho desenvolvido em sala de aula extrapola os limites da escola, visando principalmente à formação dos alunos como cidadãos”.

Para a diretora da escola, Fátima Nunes, alcançar uma nota tão representativa do MEC na avaliação do Ideb, é motivo de incentivo ainda maior, Segundo a diretora, a meta conquistada antes mesmo do período proposto é resultado do trabalho em equipe.

“Devemos reconhecer a importância do acompanhamento sistemático dos pais dos alunos, buscando informações sobre o desenvolvimento de seus filhos”, ressaltou Fátima Nunes. Ela dedica o sucesso da estratégia pedagógica a todos os que fazem a Escola Estadual Freitas Melro.

A direção da escola implantou nas salas de aula o “Mural das Estrelas”, onde é feita a avaliação qualitativa dos alunos nos quesitos comportamento, disciplina, responsabilidade e cidadania. O aluno recebe uma estrela por tarefa feita em dia, arrumação correta da bolsa e cumprimento dos horários.

Todos os compromissos são monitorados por anotações em agenda, para que os pais possam acompanhar as atividades dos alunos em sala de aula e em casa. A premiação é feita bimestralmente, com medalhas aos três primeiros colocados.

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