A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), lançou o Concurso InovaEdu, que vai premiar pesquisas, produtos e práticas educacionais inovadoras desenvolvidas por professores e estudantes do estado. As inscrições já estão abertas e seguem até 31 de julho. O edital é fruto de uma ação conjunta com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFAL e do trabalho da comissão técnico-científica da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), edição 2025, evento gerenciado pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

O concurso quer incentivar iniciativas de educação, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico na educação básica e superior, além de fortalecer a cultura científica e o protagonismo de estudantes, professores e demais agentes educacionais. A proposta é estimular projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, enfatizando o compromisso com uma educação inovadora, sustentável e transformadora.

Aberto a estudantes e professores da educação básica, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), ensino técnico, superior e pós-graduação das redes públicas e privadas de Alagoas, o concurso InovaEdu busca reconhecer e dar visibilidade aos talentos que se revelam nas salas de aula, nos laboratórios e também nas práticas educativas que transformam o cotidiano escolar e a comunidade. 

Cada orientador poderá inscrever até três propostas, sendo que, para a modalidade EJAI, o limite é de duas propostas educacionais por professor. As equipes podem contar com até quatro integrantes. O concurso está organizado em três categorias distintas: Produto Inovador; Pesquisa Inovadora e Prática Educacional Inovadora. Este ano, haverá ainda uma categoria exclusiva para os estudantes do Ifal de todo o estado, contemplando igualmente as três modalidades.

 

Categorias

Em relação às categorias do concurso, a do Produto Inovador corresponde a criações como aparelhos, dispositivos, composições químicas, alimentícias ou medicamentosas, máquinas, softwares e novos processos, ou o aperfeiçoamento dos já existentes, que ofereçam soluções para desafios científicos, educacionais, sociais ou ambientais. 

A categoria de Pesquisa Inovadora contempla projetos que gerem novos conhecimentos ou aperfeiçoem conceitos, ampliando a compreensão ou apontando caminhos para resolver problemas relevantes, mesmo que não resultem diretamente em produtos materiais, mas sim em novos saberes científicos. 

Por fim, as Práticas Educacionais abrangem métodos, estratégias e abordagens pedagógicas que inovem no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo desde o uso de tecnologias e metodologias ativas até ações que promovam a inclusão, o desenvolvimento socioemocional e a transformação do ambiente escolar.

Os inscritos devem ficar atentos ao cronograma oficial disponível no edital, assim como às regras e condições de participação do concurso. Todos os projetos selecionados deverão ser apresentados presencialmente durante a semana SINPETE 2025, que, este ano, traz o tema Oceano, Ciência & Sociedade: Educação para um mundo sustentável e inclusivo. 

O evento será realizado de 13 a 20 de outubro, na Arena Inovação localizada no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió. A programação acontecerá em parceria com o 12° Congresso Internacional das Licenciaturas, o Cointer PDVL 2025, que trará como tema Ciência, educação e humanidade: desafios de um mundo em crise, em diálogo com as propostas inovadoras do SINPETE 2025.

A cerimônia de premiação será realizada no último dia do evento, e vai entregar troféus e medalhas aos primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria. Além disso, o Sinpete oferecerá uma mentoria ao longo do ano para as equipes que conquistarem o primeiro lugar, com o objetivo de sistematizar os resultados da pesquisa, ou preparar o pedido de patente para os produtos vencedores.

As inscrições são online e devem  ser feitas através do envio da proposta, conforme os modelos disponíveis no edital, acompanhada do link de um vídeo curto e de formulário oficial, dentro do prazo estipulado. É fundamental que todas as informações sejam preenchidas corretamente, seguindo as diretrizes estabelecidas. 

O edital, assim como outras informações, estão disponíveis nesta link https://editais.ufal.br/outros/concurso-inovaedu-do-sinpete/concurso-inovaedu-do-sinpete-2025-premiacao-de-produto-inovador-pesquisa-inovadora-e-pratica-educacional-inovadora-1/view e nos canais oficiais do SINPETE e da Ufal, como o site, redes sociais: @sinpeteoficial e e-mail (sinpeteufal@gmail.com), que podem ser acessados em caso de dúvidas.