A inclusão da pessoa com deficiência, seus direitos e deveres, é tema principal de um evento organizado pela Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). A ação, que começa na próxima segunda-feira (20) e se estende até o dia 26, vai discutir as ações do Governo para integrar os deficientes na sociedade e tratar do importante papel da família e das instituições neste processo.
Esta é a 16ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência, que terá uma vasta programação com mesa redonda, passeio ecológico, desfile de moda, atividades esportivas, apresentações culturais e uma caminhada inclusiva na orla marítima, que encerra o evento.
Segundo o gerente de Educação Especial em Alagoas, Aline Damasceno, o encontro é destinado a familiares de pessoas deficientes, instituições, centros especializados e escolas polos das redes estadual e municipal, que irão, durante sete dias, debater temas inerentes e fundamentais no processo de inclusão social.
“Nosso objetivo é ir mais além, não mostrando apenas os direitos desses cidadãos. Nosso debate será para que família e instituições entendam que a inclusão precisa começar com eles, que devem conhecer seus deveres perante essas pessoas que, muitas vezes, são excluídas pela sociedade. É preciso ter a compreensão de que esse assunto não é uma responsabilidade apenas do Estado, mas um dever em conjunto”, comentou Damasceno.
A gerente lembra que a programação foi pensada no intuito de gerar conhecimento com temas fundamentais, contando com a participação de agentes que atuam diretamente nessa discussão. “Cada tema abordado nas palestras e mesas redondas tem relevância para todos os deficientes e será imprescindível nesse debate. Vamos enxergar o deficiente com outros olhos”, pontuou a gerente.
Programação
A abertura do evento está marcada para 19h, no auditório do Senai, no bairro do Poço, em Maceió. A primeira palestra 'Política da Educação Especial', ministrada pela professora mestra Vera Lúcia Gomes Carbonari, do Departamento da Educação Especial, irá discutir as ações do Governo no campo da inclusão social.
Já no segundo dia de evento, terça-feira (21), os participantes terão a oportunidade de debater sobre os temas inerentes à educação especial, com duas mesas redondas, ambas realizadas também no auditório do Senai, nos horários da manhã e tarde.
A primeira, que está marcada para as 8h, trará o tema 'Um olhar voltado para uma nova perspectiva na Educação Inclusiva'. A segunda mesa redonda, sobre 'Atendimento Especializado' começa às 14h30. “Nestas palestras, teremos pessoas qualificadas no assunto que trarão as experiências na área para serem compartilhadas com os presentes”, completa Aline Damasceno.
Durante três dias, a programação seguirá com um passeio ecológico pelo Parque Municipal com instituições e escolas. Já um desfile de moda e a sala de recurso, com professores que atuam na sala multifuncional, acontecerá no Shopping Pátio, no bairro do Benedito Bentes.
Futsal, corrida e arremesso são as atividades esportivas inclusivas que acontecem no dia 23, na Vila Olímpica Albano Franco, no Sesi Cambona, dando oportunidade aos atletas com algum tipo de deficiência de se divertir e mostrar seu desempenho no esporte.
A sexta-feira será de apresentação cultural e panfletagem com exposição de trabalhos das instituições no Centro de Maceió. “Todos ficarão encantados com a desenvoltura nas apresentações que vão desde bandas afro ao coral. Será um momento maravilhoso para eles e para todos nós”.
Para fechar a programação, os organizadores prepararam, a partir das 9h do domingo (26), uma caminhada inclusiva na orla da Pajuçara. Participarão estudantes de instituições, centros especializados e escolas polos das redes estadual e municipal.
“Essa caminhada será um grito de que os deficientes precisam ser vistos pela sociedade. Eles estão presentes, têm direitos, são cidadãos comuns e não podem, nem merecem, ser excluídos”, disse a organizadora do evento.