Com protagonismo da artista visual Joyce Nobre e ambientado na icônica Ilha do Ferro, o curta-metragem “Comigo Ninguém Pode” estreia nesta terça-feira (29), às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

O evento é gratuito, aberto ao público e contará com pocket show da cantora Larine. Após a exibição, o filme seguirá em circulação por espaços de acesso popular como unidades de saúde, escolas públicas e presídios.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o curta Comigo Ninguém Pode mergulha na trajetória da artista visual Joyce Nobre e na potência simbólica do corpo feminino. Com direção e roteiro de Madlene Delfino, o filme tem como cenário a Ilha do Ferro, local reconhecido pela efervescência artística no sertão alagoano.

Mais do que um retrato biográfico, o curta propõe uma imersão sensível no cotidiano e na filosofia criativa de Joyce, artista negra, mãe, filha, companheira e professora. “Tentamos recriar os momentos cotidianos de Joyce e suas invenções artísticas, ouvindo de forma leve a construção filosófica de sua arte, que transpassa sua história”, explica a diretora Madlene.

Para Joyce Nobre, protagonizar o filme foi uma experiência transformadora. “Viver a experiência de gravar um filme de como eu vejo a minha arte e como ela me atravessa está sendo inexplicável. O que mais me deixa feliz é poder desmistificar a visão do corpo feminino e valorizar a vulva. Trazer isso para a arte é político e forte. O corpo feminino é sagrado, é templo, e não deveria ser motivo para tabu nos dias de hoje”, afirma.

A obra também se propõe a democratizar o acesso à arte: além da estreia no Arte Pajuçara, “Comigo Ninguém Pode” terá sessões em presídios, na escola estadual José da Silveira Camerino (CEPA) e em unidades de saúde do Tabuleiro do Martins, ampliando o debate sobre arte, corpo e identidade.

O projeto tem patrocínio das Casas Ilha do Ferro e Galeria Karandash, e apoio da Dom Hospedaria e Casa Cacto Pousada. A estreia contará com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.

Serviço 

Estreia do curta Comigo Ninguém Pode - Pocket show com a artista Larine

Quando: Terça-feira, 29 de julho, às 20h

Onde: Centro Cultural Arte Pajuçara – Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, Maceió (AL)

Quanto: Entrada franca

Ingressos:

Disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/estreia-do-curta-comigo

-ninguem-pode/3037868