O curso de capacitação no seminário de Formação Continuada Mulheres na Comunidade foi encerrado na quinta-feira (16), com a formação de 110 mulheres. Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), por meio das Superintendências de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, o curso conta a com a parceria da Secretaria da Defesa Social (Seds).

A coordenadora do projeto Mulheres na Comunidade, Mari Cadja, da SEMCDH, fez avaliação positiva do seminário. “As mulheres vieram durante os três dias, gostaram, participaram e se envolveram com todas as atividades que foram desenvolvidas”, disse. “Com a capacitação, elas poderão resolver os problemas diretamente, encaminhando as mulheres da comunidade para os órgãos competentes ou fazendo a mediação com a base comunitária dos bairros em que estiverem atuando”, explicou Mari Cadja.

A participante Adriana Pereira, que mora no conjunto Carminha, demonstrou entusiasmo ao falar sobre o seminário. “Foi ótimo o aprendizado, pois resolvemos dúvidas que tínhamos no dia a dia e agora teremos uma noção melhor de como proceder depois dessas palestras. Com esse curso, ficou melhor para trabalhar e abordá-las de forma mais segura”, disse Adriana Pereira.

A psicóloga Claudete Cardozo, que esteve presente aos três dias do seminário, disse que a capacitação foi importante para trazer às mulheres que trabalham nas comunidades novos conhecimentos. “Com a parceria das Secretarias da Mulher e da Defesa Social, o seminário serviu principalmente para dar cada vez mais foco às mulheres na luta contra a violência e o objetivo do trabalho está sendo alcançado, com melhoria das informações que essas mulheres irão ter daqui em diante”, afirmou a psicóloga.