A Presidenta Dilma Rousseff (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (17), da inauguração da nova fábrica da Braskem em Alagoas. O novo empreendimento industrial colocará o estado como o maior produtor de PVC da América Latina. Na solenidade que aconteceu no Pólo Multifabril Industrial José Aprigio Vilela, em Marechal Deodoro, contou também com a presença do governador do Estado Teotônio Vilela Filho(PSDB), o presidente da Braskem, Carlos Fadiga, os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira e parte da bancada federal alagoana.
Como propulsor da economia alagoana, o presidente da Braskem Carlos Fadiga revelou que nesses dois anos de construção, a Braskem gerou milhares de empregos para os alagoanos. “Através do plano Brasil Maior, conseguimos mais competitividade e assim hoje somos o maior produtor de PVC da América Latina. Sou grato ao governador Teotônio Vilela Filho porque nesses seis anos ele acreditou na Braskem e no nosso potencial. E quero deixar claro que não serão as dificuldades que nos impedirão de seguir em frente".
O investimento de mais R$1 milhão e com uma geração estimada de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, o governador fez questão de enaltecer os serviços prestados por todos os funcionários da Braskem. "Alagoas esta de braços abertos presidente para receber a vossa excelência. Quero ressaltar que a empresa poderia ter escolhido outro estado para a construção da fabrica, mas ela acreditou no nosso estado e essa disputa é fundamental para o fortalecimento da empresa e o desenvolvimento", declarou Vilela emocionado.
Acreditando no crescimento da economia de nosso estado o governador lembrou que "em cinco anos e meio tivemos a implantação de 60 novas fabricas em Alagoas, 30 novos hotéis em todo litoral, além de mais de 35 grandes empreendimentos comerciais".
Téo lembrou também dos investimentos feitos pelo governo da presidente Dilma no programa Minha Casa Minha Vida. “Nunca em Alagoas se construiu tanto. Os investimentos no Minha Casa Minha Vida foram fundamentais para que os alagoanos pudessem ter sua casa própria com preço mais baixo".
No decorrer da solenidade todos se dirigiram para fazer o descerramento da placa inaugural da fábrica. A presidente Dilma agradeceu a todos os presentes e falou da importância da fabrica de PVC no estado reforçando que "a instalação da fabrica aumentou a capacidade do país em produzir por dois motivos: o primeiro é que o Brasil tem empresários fortes e que continuam investindo para que ele cresça; e o segundo é que estamos em um estado que é o maior produtor de plástico e estamos retomando a industria petroquímica , desta forma podemos construir um novo capitulo", declarou Dilma.
"Antes o pais crescia de forma centralizada, com suas riquezas concentradas, hoje estamos comemorando a maior planta de PVC do país e da America Latina que terá uma produção anual estimada em 460 mil toneladas. Através do programa de ferrovias e rodoviárias conseguimos incluir o nordeste dentro do Brasil", revelou Rousseff
IDEB
Na semana em que o estado esteve nas manchetes nacionais com os piores índices da educação a presidente Dilma comentou que em seus planos irá priorizar a educação. Segundo Rousseff “haverá a ampliação do bolsa família e serão tomadas medidas para curar de vez esses índices. Como vimos a situação de alagoas não esta boa, e para que possamos aumentar o desempenho das crianças, temos que investir em escolas com tempo integral, porque já temos exemplos de países desenvolvidos que adotaram esse modelo de educação. Nós vamos vencer essa luta" pontuou.