Educação do Brasil se aproxima de países desenvolvidos nas primeiras séries, aponta índice

15/08/2012 03:12 - Educação
Por Redação

O Brasil tirou cinco no índice que mede a qualidade da Educação divulgado na tarde da terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). A nota parece baixa, insuficiente até para um aluno ser aprovado, mas é para ser comemorada. É que, em 2005, primeiro ano em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi medido, a nota do país era 3,8 para os primeiras séries (ou anos) do Ensino Fundamental, etapa de grande importância, pois abrange o período de alfabetização. Com cinco, nos aproximamos, pela primeira vez, dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) ,como o Japão e a Finlândia que, segundo o MEC, teriam o índice na casa dos seis pontos. O crescimento do país é estável desde 2005, com 0,4 ponto a cada dois anos.

A região Sudeste, como nas edições anteriores do índice, ainda é a que tem maior qualidade no ensino. Com nota 5,6, ela superou o Sul (5,5) e o Centro-Oeste (5,3). O Norte e o Nordeste, ambos com 4,2, são as áreas que concentram os piores indicadores educacionais do país. Entre os estados com as melhores escolas estão Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Paraná.

Ensino Médio ainda é gargalo

Embora o crescimento médio do país tenha aproximado o Brasil das nações desenvolvidas, a nota no Ensino Médio ainda está abaixo do patamar dos quatro pontos na maioria das regiões do país. O problema começa ainda nos Anos Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º anos) que tem taxas de reprovação na casa dos 20 a 30%. Além da reprovação, é comum o abandono escolar, fazendo com que muitos estudantes não cheguem ao Ensino Médio na idade adequada. O índice geral do Brasil para os Anos Finais é 4,1 e para o Ensino Médio é de apenas 3,7.

Entenda como funciona o Ideb

O índice surgiu em 2005 e foi o primeiro na história do Brasil a medir a qualidade da Educação. Ele é calculado a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dois exames que medem os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes de escolas públicas e particulares. As notas dos alunos são combinadas com taxas de aprovação (medidas pelo Censo Escolar) e resultam em um valor que vai de 0 a 10.

O índice é calculado para todo país, por região, por estado, por cidade e até para cada escola. É fundamental que as famílias fiquem atentas a nota da escola dos filhos, pois o Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino que as crianças recebem.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..