Capelania da Santa Casa inicia curso sobre fenômenos sobrenaturais

13/08/2012 08:40 - Saúde
Por Redação

A Capelania da Santa Casa de Maceió inicia nesta terça-feira (14) um ciclo de palestras desmitificando fenômenos supostamente sobrenaturais. O evento começa às 18 horas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, localizado no complexo hospitalar da instituição em Maceió.

À luz da parapsicologia, o curso visa explicar, entender e desmistificar estes fenômenos, suas causas e como reagir diante de tais situações.

O encontro abordará fenômenos como o psiquismo humano, a hiperestesia direta e indireta do pensamento, cumberlandismo, xenoglossia, psicografia, fotogênese, termogênese, telecinésia, aporte, pirogênese, psicofonia, fantasmogênese, dermografia, levitação, precognição, clarividência, telepatia, o fenômeno conhecido como “déjà vu”, entre outros.

O curso

O curso destina-se a qualquer pessoa que tenha interesse no assunto. Para o público em geral o investimento é de R$ 5,00 por cada aula. Para os colaboradores da Santa Casa de Maceió, entretanto, a participação é gratuita.

As inscrições ocorrerão no dia da primeira aula. As palestras terão uma hora de duração, começando sempre às 18 horas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota (Rua Barão de Maceió, vizinho ao Centro de Diagnósticos e defronte ao Banco de Sangue).

Serão nove palestras entre agosto e dezembro nas seguintes datas: Agosto - 14 e 28; Setembro - 11 e 25; Outubro - 9 e 23; Novembro - 6 e 20 e finalizando no dia 04 de dezembro.

Confira o conceito que envolve alguns dos fenômenos:

Hiperestesia é um distúrbio neurologico que se dá ao excesso de sensibilidade de um sentido ou órgão a qualquer estímulo. A hiperestesia direta ocorre quando desenvolvemos a hipersensibilidade e temos uma certa consciência do que nossos sentidos captam. Seriam os casos dos sensitivos e "médiuns", pessoas que conseguem captar as ondas (pensamentos) que são emitidas normalmente por todas as pessoas. Elas conseguem ouvir ou até sentir o pensamento de quem emitiu tais ondas. É indireta quando não temos ciência desta sensibilidade.

Cumberlandismo ou adivinhação por contato é um fenômeno tanto espontâneo como produzido por meios técnicos no qual quem o executa pode "ler" os pensamentos de outras pessoas por Hiperestesia.

Xenoglossia é um suposto fenômeno metapsíquico no qual uma pessoa seria capaz de falar idiomas que nunca aprendeu, como, por exemplo, uma pessoa começar a falar alemão fluentemente sem nunca ter aprendido alemão, ser alemão ou conviver com alemães.

Psicografia é a capacidade atribuída a certos "médiuns" de escrever mensagens ditadas por supostos espíritos.

Fantasmogênese designa uma imagem ectoplásmica representando uma pessoa, viva ou morta, ou um animal, planta ou uma coisa real ou fictícia. Este fenômeno é muitas vezes confundido com a alucinação.

Dermografia refere-se, em sentido restrito, aos estigmas do tipo religioso. Em sentido amplo abrange letras, palavras ou desenhos que, em certos indivíduos, surgem na própria pele, por auto-sugestão ou por hipnose.

Telecinésia é a alegada capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente.

Aporte em Parapsicologia designa o alegado Fenômeno da passagem da Matéria através da matéria. Estritamente refere-se a um objeto material, nunca de grande tamanho (meio tijolo já é caso extremo), que atravessa a barreira física, sem aberturas, como a saída ou entrada de objetos pequenos em receptáculos fechados ou selados, como as paredes ou o teto de um recinto.

Psicofonia, de acordo com a Doutrina Espírita, é o fenômeno mediúnico no qual um espírito se comunica através da voz de um “médium”.

Levitação é o processo com o qual se consegue suspender um objeto numa posição estável contrariando, assim, as forças de gravidade, mediante o uso de forças exercidas sem contato com o objeto.

Telepatia é definida na parapsicologia como a habilidade de adquirir informação acerca dos pensamentos, sentimentos ou atividades de outra pessoa sem o uso de ferramentas tais como a linguagem verbal, corporal, de sinais ou a escrita.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..