Itec começa a traçar novas metas para gestão da tecnologia

10/08/2012 17:50 - Maceió
Por Redação

Construir um novo cenário para o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) foi a missão passada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, em conjunto com o novo diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, para os servidores efetivos durante a reunião de alinhamento de ações na quarta-feira (8).

“Devemos escolher as nossas batalhas e ir com elas com chance de vencer”, ressaltou o secretário, após ouvir dos funcionários da casa os pontos críticos que precisam ser trabalhados para fortalecer a instituição. “Houve muitos avanços nos últimos 5 anos, mas queremos encurtar o tempo de execução, colocando metas para daqui a um ano e meio. Nosso foco é o de ser executivos nos serviços do Estado e consultivos na maioria dos outros serviços”, explicou.

O analista de sistemas Marcus Bandeira ressaltou que é preciso dar um foco maior à finalidade do órgão. “A importância do órgão está nos serviços que ele oferece ao Governo. Precisamos ter um foco bem definido para melhorarmos estes serviços. Muitas vezes temos problemas com o fato dos nossos serviços estarem desfocados dentro da nossa missão”, afirmou.

O analista de sistemas Denivaldo Targino disse que o Itec tem conhecimento de suas dificuldades e potencialidades, do espaço que pode ocupar na estrutura do serviço público do Estado, graças ao planejamento estratégico e diagnósticos institucionais. Entretanto, precisa definir melhor o gerenciamento de suas ações.

“É preciso conectar essas ações com as necessidades das instituições de governo e por derivação ao público em geral. É preciso que o Itec se fortaleça e seja visto pelas demais instituições como órgão auxiliar para a execução de suas ações, como órgão de interesse de governo”, desabafou Denivaldo.

O novo diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, reforçou a necessidade de ter um papel bem definido. “Crescer por crescer não tem muito valor. É preciso entender qual é o papel do Itec para crescermos no caminho certo. O que o Itec precisa fazer hoje, quais as fraquezas que precisamos consertar. O papel do Itec vocês sabem bem, mas o caminho que precisam seguir é o que precisa ser apontado”, finalizou Alyson.

Servidores

O Plano de Cargos e Carreiras (PCC) foi um quesito amplamente abordado durante a reunião, com o consenso de que o processo caminha em paralelo com a realização de concurso público. O secretário ressaltou os exemplos de outras secretarias do Governo, que estão conseguindo avançar com o PCC e enfatizou a necessidade da mobilização para reformular o projeto.

“Está sendo criada uma expectativa entre os servidores do Itec em relação ao PCC. O sentimento é que há uma abertura de um canal para avançar com o plano e uma disposição de que isso seja levado à frente”, comentou o analista de sistemas Robson Paffer.

O Projeto do Videomonitoramento foi sugerido como exemplo de modelo a ser seguido. Técnicos das Secretaria da Defesa Social e da Ciência e Tecnologia, do Detran e do Itec trabalharam desde a prospecção do modelo a ser adotado, construção do termo de referência, edital e acompanhamento do certame licitatório, que teve como presidente da comissão de licitação o superintendente do Itec Raymundo Fernandes.

Na próxima semana, o novo diretor-presidente deve se reunir com os servidores comissionados e com os servidores terceirizados do órgão para repassar as novas diretrizes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..