O governador Teotonio Vilela visita nesta quinta (9), às 9h, a Biblioteca Pública Estadual, que passa por obras de restauro do Palacete Barão de Jaraguá, onde está sediada. O projeto também contempla a modernização da estrutura e funcionalidade do órgão, que receberá mobiliário e equipamentos, além de acervo bibliográfico atualizado.
O prédio, que abrigava o Arquivo Público e a Biblioteca Pública Estadual, com a reforma, passará a abrigar somente a nova biblioteca, que será denominada Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, conforme determinação do governador Teotonio Vilela. No local, será implantado o Memorial Graciliano Ramos, a exemplo do Memorial Lêdo Ivo, localizado nas dependências do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).
O projeto de Modernização tem investimento de 3,2 milhões, que resulta de convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Estado de Alagoas, sendo 2,4 milhões da FBN e 822,4 mil em recursos do Tesouro Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A modernização da BPE irá dinamizar as ações desenvolvidas pela Biblioteca Pública Estadual, transformando-a em um centro cultural que promoverá a visitação, tornando-a mais acessível e moderna.
A conclusão da obra de restauração está prevista para 10 de dezembro de 2012 e durante os próximos meses, serão implantados o mobiliário, equipamentos, dois telecentros e o acervo literário, composto por 90 mil títulos, além de novos títulos, que estão em fase de aquisição. A reabertura está prevista para 26 de junho de 2013, quando a BPE completará 147 anos de existência.