Tiveram início nesta quinta-feira (2) as atividades elaboradas para comemorar um ano da inauguração do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Durante toda a manhã, os custodiados da unidade prisional foram beneficiados com ações de cidadania, assessoria jurídica e atendimento à saúde. As atividades de comemoração ao aniversário vão até domingo (5).
No primeiro dia de ações, os internos puderam realizar a abertura de contas correntes, emissão de documentos e participar da celebração de casamento e união estável. Para encerrar o dia de atividades, os reeducandos assistiram a uma palestra e à exibição de um filme do projeto Cine Sesi Itinerante.
Já no segundo dia das festividades, o núcleo abriu as portas para receber a sociedade e juntos comemorar a data. Representantes do governo estadual, membros do judiciário alagoano e da sociedade civil estiveram presentes no evento. A solenidade também contou com a presença de representantes do Correios, Pré-moldados Alagoas, Pimentel Lopes, Senac e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que mantêm convênios com a Sgap.
A festa também reservou um espaço para as homenagens aos colaboradores e servidores da unidade. Eles receberam certificados, brindes e objetos confeccionados pelos reeducandos do NRC.
A gerente geral do Núcleo Ressocializador, Fernanda Aranda, fez uma explanação sobre a administração, ações e os resultados obtidos nesse primeiro ano de atividade na unidade. Durante a solenidade, também foi exibido um filme mostrando a rotina diária dos reeducandos dentro da unidade e nas oficinas de laborterapia.
“Fico emocionada porque todos os reeducandos que estão aqui optaram por isso, são sinceros e colaboram com as atividades. Toda a equipe de servidores fez um bom trabalho e conseguimos atingir as metas e aprimorar o processo de avaliação e seleção dos reeducandos. Ao longo desse primeiro ano, conseguimos fortalecer parcerias para a reintegração social, o que vai facilitar a continuidade do projeto”, enfatizou.
Já o diretor das Unidades Prisionais, Luciano Gonçalves, parabenizou os gestores do NRC e falou das iniciativas da Sgap para ampliar o modelo de custodia que é aplicado no núcleo. “É uma unidade que representa o divisor de águas no sistema penitenciário alagoano. Por muito tempo, o sistema foi esquecido pelo Estado e pela sociedade. Alagoas hoje é exemplo, pois é o primeiro estado a contar com uma unidade exclusiva para a ressocialização”.
Segundo Luciano, a Sgap já estuda implantar um módulo de respeito dentro do Presídio Baldomero Cavalcanti. Esse espaço vai funcionar na triagem para os futuros habitantes do Núcleo Ressocializador.
O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Régis Cavalcante, que representou o governador Teotonio Vilela, falou da importância de investir nesse modelo de custódia. De acordo com ele, a secretaria pretende desenvolver a psicultura dentro do sistema prisional para apoiar as atividades de laborterapia que são desenvolvidas com os reeducandos. “É preciso reforçar cada vez mais essa ideia. Nós precisamos acolher a todos que têm vontade de se recuperar e se reinserir na sociedade. Vida longa a esse programa do núcleo”, completou.
Os reeducandos participaram de forma ativa da festa levando emoção e arrancando risos e aplausos da plateia presente. O grupo teatral do NRC, que é coordenado pelo professor Wallisson Santos, encenou a peça “A viagem Azul,” escrita pelo dramaturgo alagoano Lael Correia. Ainda dentro do clima cultural, o reeducando Daniel Castro fez a leitura de um texto poético sobre o NRC.
“A vida no cárcere não é essa maravilha que é aqui no NRC. O que todo apenado precisa é de uma oportunidade, apesar de alguns não pensarem em se reintegrar a sociedade. O núcleo é um divisor de águas entre o velho modelo prisional e o novo, que é baseado na reintegração”, afirmou Daniel Castro.
Uma apresentação musical do cantor Tony Câmara e do coral As Flores do Forró, composto por reeducandas do Presídio Santa Luzia, encerrou o a solenidade em grande estilo. As comemorações do aniversário seguem neste sábado e no domingo.